Geral

Governo inaugura Unidade de Pronto Atendimento em Delmiro

12/12/2014
Governo inaugura Unidade de Pronto Atendimento em Delmiro

    delmiro_gouveiaPara atender à demanda de urgência e emergência no Sertão de Alagoas, o Governo do Estado inaugura, nesta sexta-feira (12), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, localizada na Avenida Luiz Luna Torres, s/n, no Bairro Novo. O governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Jorge Villas Bôas, participam da solenidade de inauguração que será iniciada às 14h30.
Com estrutura inovadora e simplificada – com raio-X, eletrocardiografia, clínica médica e pediatria, consultas de urgência e emergência, laboratório de exames e de efeitos de diagnóstico, além de leitos de observação, a unidade de Porte II tem capacidade para atender 300 pacientes por dia.
A UPA de Delmiro Gouveia foi construída com recursos federais e estaduais. O Ministério da Saúde investiu R$ 2 milhões para a obra e o governo do Estado arcou com recursos oriundos do Tesouro Estadual no valor de R$ 1.774.800,00 para a construção e aquisição de equipamentos para a Unidade. Sob a administração municipal, a UPA terá sua manutenção custeada pelos governos Federal (50%), Estadual (25%) e Municipal (25%).
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a unidade é porta aberta para o Sistema Único de Saúde (SUS) e vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, resolvendo grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
“Com 97% dos casos solucionados na própria UPA, o bom funcionamento da unidade vai diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais”, esclareceu o gestor estadual. Ainda segundo ele, em Alagoas já estão em funcionamento as UPAs de Marechal Deodoro, Viçosa, Penedo e Palmeira dos Índios.