Cidades

Arapiraca: Universidade quer adotar projeto das Arapiraquinhas

04/12/2014
Arapiraca: Universidade quer adotar projeto das Arapiraquinhas

  fera2  Depois de chamarem a atenção de professores e alunos da Ufal, Uneal e até de pesquisadores da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP) e da Fundação Bill Gates, as bibliotecas públicas digitais de bairro – as Arapiraquinhas – agora voltam a despertar o interesse de outras instituições de ensino de superior.
Na noite desta quarta-feira (3), a coordenadora das Arapiraquinhas, professora-mestra Eliane Bezerra, e sua equipe de trabalho foram convidadas para dar palestra na Faculdade de Ensino Regional Alternativa (Fera).
A iniciativa partiu da professora Luciana Monteiro, que leciona a disciplina Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, juntamente com um grupo de alunas do curso de Pedagogia da instituição.
Na ocasião, a coordenadora das Arapiraquinhas, professora-mestra Eliane Bezerra apresentou a história da criação das bibliotecas digitais de bairro, no ano de 2010, durante a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa (PMDB), com a implantação de seis unidades, nos bairros Jardim Esperança, Novo Horizonte, Canafístula, Primavera, comunidade rural de Canaã, e bairro Planalto.
Agora, na gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) o projeto das Arapiraquinhas ganham mais força e outras duas unidades já foram entregues aos moradores das comunidades de Vila São José e Bananeiras, totalizando oito espaços de incentivo à leitura e pesquisa.
Mantidas pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, as bibliotecas digitais de bairros têm um acervo com cerca de três mil títulos, salas climatizadas de informática, para contação de histórias e bebeteca, que atende crianças até cinco anos de idade.