Geral

Seplande recebe Prêmio Estadual da Qualidade por eficiência em gestão

28/11/2014
Seplande recebe Prêmio Estadual da Qualidade por eficiência em gestão

Secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, e o ex Luiz Otávio, ao lado do governador Teotonio Vilela: reconhecimento de um trabalho; abaixo alguns momentos do evento (Fotos: Neno Canuto)

Secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, e o ex Luiz Otávio, ao lado do governador Teotonio Vilela: reconhecimento de um trabalho; abaixo alguns momentos do evento (Fotos: Neno Canuto)

  A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) recebeu, na noite da última quinta-feira (27), o Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ) 2014. O prêmio é oferecido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), em reconhecimento às organizações públicas e privadas que se destacaram na adoção de práticas de gestão alinhadas aos fundamentos de excelência.
Desta vez, a Seplande foi premiada no Nível 2 (até 500 pontos) – “Rumo à Excelência”, na categoria Prata, sendo avaliada pelos seguintes critérios: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas e processos e resultados. Desde 2011, a pasta atua com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), que propõe uma visão sistêmica da gestão organizacional.
Durante a premiação, a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, agradeceu aos mais de 300 colaboradores da Seplande pelo comprometimento voltado para resultados e monitoramento de metas, que resultaram no reconhecimento da qualidade de gestão da Seplande.
“Receber esse prêmio é uma prova de que é possível fazer uma gestão pública eficiente e comprometida com o desenvolvimento do Estado e com a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos. Em nome da minha equipe, dedico esse prêmio a Luiz Otavio, por ter acreditado no meu trabalho, e ao governador Teotonio, por ser o grande patrocinador de tudo isso”, discursou Poliana Santana.
O governador Teotonio Vilela ressaltou a equipe da Seplande pelo reconhecimento ao trabalho realizado dentro da secretaria nos últimos oito anos. “Agradeço e parabenizo a toda equipe da Seplande pela ousadia e comprometimento de um trabalho que inovou a gestão pública em Alagoas”, disse.
A secretária Poliana Santana acompanha o processo de implantação do modelo desde 2007. À época, respondia como secretária-adjunta de Gestão da antiga Sedec, onde implantou o modelo de gestão que resultou na conquista do prêmio em 2008 e 2009. Após fusão com a Seplan, a pasta unificada recebe novamente o prêmio em 2013, na categoria “Compromisso com a Excelência”, com 224,7 pontos dos 250 possíveis.
Baseado em 13 fundamentos, o modelo de gestão procura aperfeiçoar e adaptar a instituição às mudanças globais, por meio do pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercados, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor.