Geral

Secretaria do Planejamento adota coleta seletiva de resíduos recicláveis

03/11/2014
Secretaria do Planejamento adota coleta seletiva de resíduos recicláveis

Secretária Poliana Santana assina termo de compromisso com a Cooperativa de Catadores (Foto: Ascom Seplande)

Secretária Poliana Santana assina termo de compromisso com a Cooperativa de Catadores (Foto: Ascom Seplande)

A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, assinou um termo de compromisso com a Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila) durante o lançamento da campanha de Coleta Seletiva adotada na secretaria nesta segunda-feira (3). O documento formaliza a destinação dos resíduos sólidos recicláveis descartados pela Seplande para serem encaminhados à cooperativa.
Para a secretária Poliana Santana, a iniciativa é um pequeno gesto que fará diferença na qualidade de vida das próximas gerações. “Essa é uma pequena forma de demonstrar o compromisso com o futuro do planeta e as próximas gerações que viverão nele. Desejo que essa iniciativa possa ser renovada por mais anos e nossos colaboradores possam dar continuidade a essa ação dentro da secretaria”, declarou.
De acordo com o gerente de Associativismo e Cooperativismo da Seplande, Beda Díaz, as atribuições relacionadas à secretaria serão exercidas pela Comissão para Implantação e Manutenção da Coletiva Seletiva, enquanto a Coopvila deverá nomear um representante, a fim de garantir a continuidade e o bom andamento do compromisso assumido.
“Caberá à parte compromissada a coleta semanal dos materiais, a ser realizada nas segundas e quintas-feiras, em horário definido pela Seplande, que, por sua vez, acompanhará e fiscalizará a execução da coleta durante o período de vigência do termo”, destacou.
O gerente Beda Díaz conta ainda que, para implantação da campanha, foi realizado um diagnóstico com dados sobre quantidade e tipos de materiais recicláveis produzidos pela secretaria. “Com base nesse estudo prévio, elaboramos um planejamento com aquilo que seria necessário para viabilizar a coleta seletiva dentro da secretaria”, explicou.
O termo de compromisso tem vigência de 12 meses, a partir da data de assinatura, e será publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas para garantir a efetivação legal da iniciativa socioambiental.

   Campanha

O sistema de coleta seletiva adotado nas duas unidades da Seplande será implantado e mantido por uma comissão formada por quatro servidores, que trabalhará na criação de um modelo para também ser levado a outras pastas da Administração Pública. Além de supervisionar a separação dos resíduos recicláveis, a equipe irá planejar e organizar eventos de sensibilização entre os colaboradores, a fim de conscientizar e estimular a separação de papel, plástico, vidro e metal dentro e fora do ambiente de trabalho.

    Coopvila

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater foi criada em 2009 e está sediada em terreno doado pelo Governo de Alagoas. Semanalmente, a Coopvila recolhe os materiais descartados por condomínios e instituições públicas e privadas que aceitam participar do programa de Coleta Seletiva Solidária. Para realizar a atividade, a cooperativa conta com três veículos, duas prensas, um elevador de carga, uma balança eletrônica de uma tonelada e uma fragmentadora de papel, adquiridos em parceria com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Erradicação e combate à Pobreza (Fecoep).