Geral

Renovada, Biblioteca Pública Estadual oferta mais de 70 mil títulos ao público

26/11/2014
Renovada, Biblioteca Pública Estadual oferta mais de 70 mil títulos ao público

Edificação histórica foi restaurada e modernizada; espaço está aberto ao público a partir desta quarta-feira (Fotos: Thiago Sampaio e Raul Plácido)

Edificação histórica foi restaurada e modernizada; espaço está aberto ao público a partir desta quarta-feira (Fotos: Thiago Sampaio e Raul Plácido)

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, sediada no Palacete Barão de Jaraguá, centro de Maceió, foi inaugurada na noite desta terça-feira (25). A edificação histórica foi restaurada e modernizada. O processo envolveu recursos da ordem de R$ 3,4 milhões, fruto do convênio entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, sendo mais de R$ 800 mil a contrapartida do Tesouro do Estado.
O acervo disponibilizado é de mais de 70 mil títulos. Foram instalados dois telecentros, acervo braile, bebeteca, parque infantil e os Memoriais Graciliano Ramos e Biblioteca Pública Estadual. Existe ainda um laboratório de preservação e restauração de obras. Ainda quanto à estrutura física, a BPE conta com projeto de incêndio e pânico, e acessibilidade com rampas e elevadores. Com a modernização, o espaço passa a ter novo mobiliário, sistema de segurança e novo acervo, especialmente de escritores alagoanos.
A Biblioteca, com três pavimentos e 54 salas, recebeu o nome em 2013 em homenagem ao autor de Vidas Secas, numa iniciativa do governador Teotonio Vilela Filho, por meio do Decreto nº 29.175/13. Pela primeira vez, a Biblioteca ocupará todo o prédio. Durante décadas, o espaço foi dividido com o Arquivo Público. “Esta obra significa o resgate da memória do Estado e um presente de futuro para milhares de jovens alagoanos”, ressaltou o governador.
A partir desta quarta-feira (26), a Biblioteca funciona no horário das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. A sala exclusiva para autores alagoanos e obras que tratam sobre o Estado possui mais de 6 mil exemplares; a de livros raros, cerca de 6.300 livros. Todos esses títulos passaram por um processo de conservação e higienização.
A Biblioteca poderá ser usufruída por leitores de todas as idades. “Temos um espaço que atende às mães e seus bebês, com livros apropriados, mobiliário lúdico. O público infanto-juvenil tem um acervo novinho, com livros e gibis. Será montado ainda um parque infantil, numa área aberta”, conta a diretora da BPE, Maria Luiza Russo.
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos apresenta também uma biblioteca modelo, que servirá de referência para as prefeituras na implantação de novos espaços para leitura, com a curadoria da bibliotecária Wilma Nóbrega.
Outra novidade é a instalação de dois telecentros, com 22 computadores ao todo. Os espaços serão abertos 8 horas por dia, com acesso livre. As máquinas podem ser usadas também na localização dos livros. Boa parte do acervo está catalogada digitalmente.
Durante a inauguração, foi lançado o livro Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos (Imprensa Oficial), com textos inéditos de Moacir Medeiros de Sant’Ana. O autor trata sobre aspectos históricos do edifício e do seu idealizador, José Antônio de Mendonça. Integra a obra ainda o texto Palacete Barão de Jaraguá: o ato de restaurar, das arquitetas Adriana Guimarães e Ariana Moraes. Participaram também as bibliotecárias Maria Luiza Russo e Wilma Nóbrega. A apresentação é do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário Osvaldo Viégas.