Política

Renan defendeu maior diálogo entre PT e PMDB durante convenção partidária

05/11/2014
Renan defendeu maior diálogo entre PT e PMDB durante convenção partidária

ImageProxy“Estamos em meio a uma aliança que tende a ser mais produtiva do que já foi, mas é precisamos nos sentar, conversar e organizar as coisas. Política se faz conversando, não há outra maneira de fazer”.
No encontro, em que os peemedebistas discutiram a reforma política, ficou acertado que a Fundação Ulysses Guimarães ficará responsável por formular um projeto da reforma para apresentar ao Conselho Nacional do PMDB para deliberação do partido.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu a revisão de alguns pontos do processo eleitoral , que precisa se modernizar.
“O processo eleitoral precisa passar por algumas alterações para ser modernizado. O PMDB tem papel insubstituível nessa caminhada”, disse Renan.

NOTA

A recente eleição, plenamente democrática e com expressiva participação da cidadania, demonstrou a vontade do povo brasileiro avançar. Comprovou também a urgência com que devemos realizar as reformas estruturais que aperfeiçoem a política e a prática política nacional, permitindo impulsionar, de forma sustentável, o crescimento econômico e a promoção da justiça social. Na busca de tal objetivo, nossa proposta é no sentido de que o Conselho Nacional do PMDB, hoje reunido, decida como sua prioridade a formulação de um representativo e avançado projeto de reforma política. Com este objetivo, a direção partidária nacional conclama seus valorosos quadros municipais, estaduais e nacionais para um grande esforço no sentido de materializar esta tão sonhada e inadiável conquista.
Vamos promover a mais ampla consulta à vontade popular. Ouviremos a sociedade civil, na maior horizontalidade possível, inclusive a acadêmicos, a especialistas, a lideranças sociais, a representantes institucionais e aos diversos atores dos setores produtivos.
O rico patrimônio colhido no mais amplo debate com a nacionalidade será, depois, levado à apreciação de nossos congressistas que, legitimados pela representação popular, defenderão nossas posições no Congresso Nacional, buscando dar as cores de nosso partido à tão sonhada reforma.
Uma representativa Reforma Política se insere, seguramente, entre mais as altas prioridades do nosso momento institucional, razão pela qual nosso partido, fiel à tradição que lhe garante o galardão de maior partido do Brasil, não vai declinar da missão de, mais uma vez, ser precursor, tradutor, arquiteto e construtor desta conquista da cidadania brasileira.
A Fundação Ulysses Guimarães, nosso ente de formulação política, ficará responsável por este processo que, em conformidade com seus objetivos, por meio de Grupo de Trabalho Especial, até o inicio da próxima legislatura, trará a este colegiado, para a devida deliberação, a sugestão do teor de nossa proposta de Reforma Política que converta em coisa do passado a possibilidade de qualquer prática política despida de ética e de respeito aos interesses da nação. O PMDB empunhará esta bandeira que paira sobre o inconsciente coletivo nacional e continuará sendo o maior intérprete da vontade política dos brasileiros. Este é o momento de darmos resposta e concretude ao desejo de mais de duzentos milhões de cidadãos.
Brasília, 05 de novembro de 2014