Geral

Produção têxtil alagoana ganha destaque na abertura do Alagoas Trend House

12/11/2014
Produção têxtil alagoana ganha destaque na abertura do Alagoas Trend House
Alagoas Trend House contou com uma programação ampla, inclusive com belos desfiles (Fotos: Júnior Tigre)

Alagoas Trend House contou com uma programação ampla, inclusive com belos desfiles (Fotos: Júnior Tigre)

    A semana de moda mais tradicional do Estado foi iniciada na noite de terça-feira com a abertura da 8ª edição da Alagoas Trend House. O evento contou com uma programação ampla, dividida entre palestras, desfiles, mostras fotográficas e apresentação do projeto. Aberto ao público, a Alagoas Trend segue até o dia 13 de novembro, no Complexo Gastronômico Mirante Gourmet, com o objetivo de valorizar a produção local e fomentar a criação de micro e pequenos negócios no cenário da moda.
Coordenada em Alagoas pela Secretaria do Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Cadeia Têxtil regional ganhou destaque com a participação de cinco empresas beneficiadas com as ações do projeto. As marcas Lúcia Bastos, Petrúcia Lopes, Merci, La Gavetta e Da Rosa exibiram seus vídeos-editoriais que apresentam suas produções.
“A semana Trend House funciona como uma oportunidade de firmar a cultura local em um evento nacional. Dar visibilidade às produções da Cadeia Têxtil e ao artesanato local garante a apresentação dessas criações e profissionais ao mercado da moda”, afirmou a diretora de Micro e Pequenos Negócios da Seplande, Irys Cavalcante.
O artesanato produzido por profissionais dos municípios de Paulo Jacinto, Capela, Mar Vermelho, dentre outros, foi exibido no evento através da exposição de peças da categoria mesa e banho. Além disso, objetos pertencentes ao grupo de acessórios compuseram as produções do encontro.

    Caderno de Tendências

O lançamento do Caderno Inova Moda foi o marco principal da noite. Apresentado simultaneamente em todo o País, o material é produzido semestralmente pelo Senai, com o intuito de expor as principais tendências do mundo da moda e auxiliar a produção de estilistas e empresários do âmbito. A apresentação do caderno foi feita pela designer pernambucana Isabelle Marny.
“A apresentação do caderno tem como objetivo mostrar ao empreendedor local o que faz sucesso fora do País, e claro, adaptar isso à nossa realidade. Viajamos para Paris, Londres, Milão e conhecemos o cenário da moda. Com isso, aproximamos os empresários dessa realidade”, afirmou Isabelle Marny.
Dividido em três temas principais: Temperos, Comer com os Olhos e Projeto Verão, o caderno destaca temas como sustentabilidade, economia criativa, ressignificação e reinterpretação da produção artesanal, valorizando o trabalho manual.
“Trazer esse catálogo para o Estado evidencia o reconhecimento da produção local. Mostramos o fortalecimento do trabalho simples das rendeiras, das senhoras do interior, que são responsáveis pela criação do Filé, da renda Singeleza. Todas essas criações são arte e precisam ser interpretadas como tal”, ressaltou a consultora técnica do Senai Alagoas, Kelly Acioli.