Cidades

Prefeitura retoma trabalhos de limpeza pública em Arapiraca

18/11/2014
Prefeitura retoma trabalhos de limpeza pública em Arapiraca

DSC_1616Nem mesmo as dificuldades financeiras por que os municípios brasileiros passam, em especial os alagoanos, dentre estes o de Arapiraca, são motivos para deixar de dar continuidade às ações públicas para o bem-estar da população.
Exemplo disso é a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) em tocar a administração municipal, impulsionando a Secretaria Municipal de Limpeza e Iluminação Pública (Selip) para dar continuidade aos serviços essenciais de limpeza na cidade.
Na manhã desta terça-feira (18), funcionários da Selip amanheceram executando serviços de jardinagem que compreendem varrição, pode de árvores e limpeza geral na Área Verde, espaço exemplar de arborização da cidade, cravado entre lotes da área nobre do bairro Novo Horizonte, às margens da Avenida Deputada Ceci Cunha.
De acordo com o subsecretário de Iluminação e Limpeza Pública, Diogo Cajueiro, afirmou que os trabalhos são de manutenção e que a Prefeitura de Arapiraca não deixará de fazê-los mesmo com restrições financeiras e que a determinação da prefeita Célia Rocha é deixar os espaços públicos e áreas verdes da cidade em estado de conservação.
“Estamos com equipes de trabalho de 12 a 15 homens em locais diferentes da cidade para dar continuidade aos serviços de manutenção tanto na área verde como em toda a região do Bosque das Arapiracas e do Parque Ceci Cunha, no Centro de Arapiraca”, frisou Diogo Cajueiro.
Ele ressaltou, ainda, que os serviços de poda de árvores na Área Verde é um processo mais demorado e deverá seguir por, pelo menos, duas semanas. Já no Bosque das Arapiracas, os serviços são de capinação e também de jardinagem e levará mais tempo para que todo o serviço concluído.
“Por lá também estamos tirando o mato, capinando e fazendo a limpeza de toda a área, um trabalho manual que é feito por cada um que compõe nossa equipe para deixar toda a área calçada limpa para as pessoas que praticam caminhadas e exercícios físicos e possam fazê-los com segurança e com um ambiente limpo”, observou Cajueiro.

Parceria e lixo no lixo

A secretária de Iluminação e Limpeza Pública (Selip), Rita Nunes, lembrou que é importante a contribuição da população para deixar a cidade cada vez mais limpa, jogando o lixo em seu devido lugar, no próprio lixo.
Com a parceria e contribuição da Secretaria Municipal de Urbanização, Meio Ambiente e Saneamento, a Prefeitura de Arapiraca adquiriu e distribuiu mais de mil lixeiras por toda a cidade. Uma forma de contribuição para que a população possa dar destino ao lixo no lugar certo.
“É importante que cada um faça a sua parte e contribua para deixar a cidade limpa, onde quer que esteja. Seja a pé ou de carro, as pessoas precisam compreender e se conscientizarem de que o local do lixo é na lixeira”, disse Rita Nunes.
Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Limpeza e Iluminação Pública (Selip), em parceria com a Limpel tem realizado diversos mutirões pela cidade, realizado operações padrões, a exemplo da capinação, raspagem da linha d’água e pintura de meio fio e retirada de entulhos.
Atendendo as necessidades da população arapiraquense, diversos bairros do município passaram por intensos mutirões de trabalho, partindo das comunidades de maior vulnerabilidade social, Zona Rural, até os maiores centros urbanos do município.
Assumindo o compromisso com toda a cidade, a prefeita Célia Rocha (PTB) tem se mostrado bastante satisfeita pelo trabalho exercido em parceria com as secretarias municipais e a Limpel.