Geral

MP Digital: nova central de apoio em Arapiraca facilita treinamento de promotores de Justiça do interior

25/11/2014
MP Digital: nova central de apoio em Arapiraca facilita treinamento de promotores de Justiça do interior

 mpdigital11   Com o objetivo de facilitar a capacitação de membros, servidores e estagiários de Promotorias de Justiça do Interior, o Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação do Ministério Público (Ceti) traz para o 2ª Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado de Alagoas um ambiente exclusivo do projeto MP Digital. Em Arapiraca, os usuários treinarão o uso do sistema SAJ/MP, programa base do projeto, das 7h30 às 13h30, sob o acompanhamento da empresa Softplan e da Diretoria de Tecnologia de Informação.
Esta é a terceiro central de apoio da empresa responsável por implantar o sistema de digitalização de processos no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL). Os dois primeiros ficam no prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça e no prédio das Promotorias de Justiça da Capital, ambos localizados em Maceió.
“Em razão da localização geográfica e da estrutura do prédio em Arapiraca, os promotores de Justiça que atuam em municípios do Agreste e do Sertão terão mais facilidade de aprender a operar o programa, enquanto os que atuam na Grande Maceió e na Zona da Mata seguem com os espaços de capacitação na capital”, destaca o coordenador do projeto MP Digital no interior, promotor de Justiça Edelzito Santos Andrade.
As centrais de apoio devem recapacitar, esclarecer dúvidas presencialmente e ajudar os operadores do MP Digital na adaptação à nova tecnologia da informação. Elas também colaboram com a equipe de infraestrutura do MPE/AL para configurações, ajustes, suporte e instalações, além de apoio no atendimento de ligações, respostas aos chamados, pequenos ajustes e cadastros no SAJ/MP.
Edelizto Santos destaca que até o final de novembro está agendada uma série de treinamentos de membros, servidores e estagiários de Delmiro Gouveia, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Maravilha, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Olho d’água das Flores, Batalha, Major Isidoro, Cacimbinhas, São Brás, Girau do Ponciano, Igaci, Feira Grande, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, São Sebastião, Taquarana, Teotônio Vilela, Junqueiro, Anadia e Arapiraca.

    Ambiente ideal

O diretor de Tecnologia da Informação do MPE/AL, Marcel de Castro Vasconcelos, considera a central de apoio de Arapiraca um ambiente adequado para o aprendizado do sistema. “Além de uma equipe qualificada, o espaço conta com uma boa estrutura. Disponibilizamos computadores, monitores, scanners e impressoras, ou seja, tudo que é necessário para os usuários se adaptarem ao MP Digital”, disse.
Para o subprocurador-geral Judicial, Antiógenes Marques de Lira, as centrais de apoio são uma espécie de “salas de aulas” onde ocorrerão as primeiras instruções e treinamento dos usuários. “Sem esses locais de assistência, os membros, servidores e estagiários teriam muita dificuldade ou ficariam impossibilitados de executar o projeto que começa no dia 2 de janeiro do próximo ano”, destacou o subprocurador, que é presidente do Ceti.

    MP Digital

O MP Digital é uma solução tecnológica que tem como objetivo principal facilitar a troca de informações e agilizar o trâmite processual e de atividades da instituição. O projeto oferecerá diversos serviços web, dentre eles, o peticionamento de ações, o envio de pareceres, ofícios e quaisquer outros documentos, o controle das atividades através de uma agenda de audiências e o monitoramento de prazos.
Além de membros e servidores, serão beneficiados pela era digital do órgão ministerial, os demais operadores do Direito que possuem atividades relacionadas à atuação do MPE/AL, como magistrados, advogados, defensores, bem como os cidadãos que precisam do trabalho da instituição.