Geral

Festival do Abacaxi proporciona integração entre produtores e visitantes

24/11/2014
Festival do Abacaxi proporciona integração entre produtores e visitantes

Benefícios e comercialização do abacaxi serão abordados em palestras (Foto: Divulgação)

Benefícios e comercialização do abacaxi serão abordados em palestras (Foto: Divulgação)

  Pratos especiais, palestras e shows farão parte da programação do Festival do Abacaxi, que será realizado em Arapiraca na próxima sexta-feira (28). O evento, promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Agreste, ocorrerá no Povoado Poção, e proporcionará a integração entre os visitantes e os produtores da região.
A microrregião de Arapiraca comporta grande parte dos produtores de abacaxi do Agreste. Assim, a festa surge como uma oportunidade de valorizar os agricultores, famílias e cooperativas que trabalham em torno da cultura da fruta. Além disso, um dos objetivos da iniciativa é fomentar o desenvolvimento da produção da fruta na região.
Para a gestora do APL Fruticultura no Agreste, Rosete Alves,  o momento é de integração entre os municípios produtores: Arapiraca, Coité do Noia, Taquarana e Limoeiro de Anadia. “Com a união das cidades, é possível levar mais força não só para a região, mas também para a produção como um todo, apresentando seu potencial para Alagoas”, avalia.
Dentro do evento, serão ministradas palestras sobre marketing pessoal e motivação, comercialização e benefícios do abacaxi, bem como o combate a pragas e usos de agrotóxicos. A programação será aberta aos visitantes e, ao final, contará com o show do cantor Sandro Marques, em um espaço para confraternização entre os participantes.
Segundo Rosete Alves, um dos pontos importantes do evento é a escolha da “Musa do Abacaxi”, pois é uma forma de valorizar as famílias e estimular o orgulho pela atividade. “É necessário reviver o orgulho das pessoas por integrar a produção da fruta e por ser peça fundamental nesse processo”, finaliza.