Geral

Educativa FM presta homenagem à alagoana Clemilda

28/11/2014
Educativa FM presta homenagem à alagoana Clemilda

Cantora Clemilda será a grande homenageada neste fim de semana em programas do IZP, como Aplauso, MPB em Foco e Balançando o Ganzá

Cantora Clemilda será a grande homenageada neste fim de semana em programas do IZP, como Aplauso, MPB em Foco e Balançando o Ganzá

  A música alagoana ficou mais pobre esta semana. A cantora Clemilda, um dos grandes nomes do autêntico forró nordestino, faleceu na madrugada do dia 26 de novembro, aos 78 anos. Para homenagear sua história e sua importância para o forró nacional, a Rádio Educativa FM dedica parte de sua programação deste final de semana à ilustre alagoana, com os programas MPB em Foco, Balançando o Ganzá e Aplauso.
No sábado (29), a partir das 14 horas, o tradicional programa Balançando o Ganzá será totalmente dedicado à Clemilda. Com a proposta de divulgar e valorizar as manifestações folclóricas e da cultura popular, a atração, apresentada por Ivan Barsand, vai apresentar músicas de raízes culturais da cantora, como o guerreiro, reisado, repente, vaquejada, e muito mais. Serão apresentadas mais de 30 canções, nas quais Clemilda canta Maceió, Palmeira dos Índios e Alagoas, assim como diversos temas.
O programa MPB em Foco também traz uma singela homenagem entre suas atrações. No quadro “Da Casa”, o apresentador Givaldo Kleber conta um pouco da história de Clemilda e a intensa relação que ela manteve com o forró durante seus 78 anos. O MPB em Foco vai ao ar no sábado (29), às 11 horas.
Já no domingo (30), das 10 ao meio-dia, o Aplauso cai no ritmo contagiante do forró de Clemilda. A equipe do IZP foi até a Fundação Aperipê, em Sergipe, entrevistar amigos, familiares e colegas de trabalho da cantora. Esse material inédito será apresentado nesta nova audição do Aplauso, complementando a edição exibida em outubro deste ano, que foi ao ar em comemoração aos 50 anos de carreira da cantora. A atração também narra sua trajetória pessoal e artística, e conta como a alagoana se tornou um ícone de Sergipe e se consagrou como a “Rainha do Forró”, além de apresentar seus grandes sucessos como “Talco no Salão”, “Prenda o Tadeu”, “Guerreiro Alagoano”, “Coco de Alagoas”, e muito mais.

    HISTÓRIA

Clemilda Ferreira da Silva nasceu em 1º de setembro de 1936, e ficou conhecida carinhosamente como a “Rainha do Forró”. Clemilda gravou músicas com temas folclóricos e religiosos, mas foi cantando músicas de duplo sentido que ganhou fama nacional. No começo dos anos 60, decide viajar para o Rio de Janeiro para “tentar a sorte”, onde consegue emprego como garçonete. Até então ainda não havia descoberto o dom artístico que tinha. Em 1965, consegue cantar pela primeira vez na Rádio Mayrink Veiga, no programa “Crepúsculo Sertanejo”.
A cantora estourou nas paradas de sucesso com a música “Prenda o Tadeu”, em 1985, e a partir de então participou de vários programas de rádio e TV. Nesse mesmo ano ganhou seu primeiro Disco de Ouro. Em 1987, ganhou o segundo, com “Forró Cheiroso”, mais conhecido como “Talco no Salão”, sempre acompanhada de seu marido, o sanfoneiro Gerson Filho. Com a morte do companheiro, Clemilda afastou-se dos shows e passou a apresentar o “Forró no Asfalto”, programa da TV Aperipê, em Aracaju.
Clemilda estava há cinco meses internada e faleceu na madrugada de quarta-feira (26), por complicações pulmonares. Seu corpo foi velado na capital sergipana por amigos, familiares, músicos e muitos fãs.