Brasil

‘Cultura é elemento estratégico para construção de um país com autoestima’, afirma Dilma

05/11/2014
‘Cultura é elemento estratégico para construção de um país com autoestima’, afirma Dilma

Pinduca foi um dos premiados da Ordem do Mérito Cultural - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Pinduca foi um dos premiados da Ordem do Mérito Cultural

Pinduca foi um dos premiados da Ordem do Mérito Cultural – Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Vinte e seis pessoas e instituições foram agraciadas, na tarde desta quarta-feira (5), com a Ordem do Mérito Cultural.
A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e demais autoridades, para a entrega das medalhas.
“Esta cerimônia nos permite valorizar e reconhecer algo que é uma das nossas riquezas: essa extrema diversidade cultural”, afirmou a presidenta. “A cultura é um elemento estratégico para a construção de um País próspero e desenvolvido mas, sobretudo, um País com autoestima. Portanto, é da cultura que nós tiramos também toda a nossa capacidade de ter esperança na vida e na sociedade”, completou.
A edição deste ano da OMC homenageia o centenário de nascimento de duas personalidades artísticas que ajudaram a construir e enriquecer a identidade cultural brasileira: a pintora Pintora Djanira da Motta e Silva e a arquiteta modernista Lina Bo Bardi.
Confira as entidades e personalidades condecoradas com o prêmio:

Entidades: Escola da Gente, Ciranda de Tarituba, Fundação Sara Kali e Grupo Cena 11 Cia de Dança.

Personalidades

Classe Cavaleiro: Hermano Viana, Eliane potiguara, Mestre Tião Oleiro, Alex Atalla, Oskar Metsavah, Celso Fratesch, Vange leonel (in memorian), Mano Brown, José Meireles, Chico de Assis, Bruno e Marrone e Matheus Nachtergaele.

Classe Comendador: Bernardo Paz, Palhaço Gafanhoto, Ogan Luiz Bangbala, Marisa Monte, Paulo Martins (in memorian), Patrícia Pillar e Pinduca.

Grã-Cruz: Jenner Augusto (in memorian), Júlio Medaglia, Orlando Senna, Washington Novaes e Adélia Prado.

Investimentos

Durante a cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff fez um breve balanço sobre programas estratégicos do governo federal na área da cultura.
Na campo do audiovisual, o programa Brasil de Todas as Telas, que apoia e financia produções brasileiras para cinema e tv, está destinando R$ 1,2 bilhões para fomentar o setor.
O investimento será voltado ao desenvolvimento de projetos e roteiros, além do incentivo à produção e difusão de conteúdos brasileiros, valorizando a diversidade e a riqueza da cultura regional.
A presidenta apontou também o investimento que está sendo feito na memória cultural do País por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.“O PAC das Cidades Históricas é uma das iniciativas que eu considero fundamentais. Nós temos de ter memória, e a nossa memória está na recuperação e na preservação do Patrimônio Histórico Nacional. É R$1,6 bilhão em investimentos até 2015”, afirmou a presidenta.