Cidades

Arapiraca: Estudantes do EJA realizam gincana sobre Consciência Negra

20/11/2014
Arapiraca: Estudantes do EJA realizam gincana sobre Consciência Negra

    eja4(1)A África está em nós. Nos nossos costumes, nos nossos trejeitos, nas nossas crenças, em nosso pulsar. Esta foi a temática usada para uma gincana que aconteceu na noite desta quarta-feira (19) com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrados à Rede Municipal de Ensino.
O evento teve sua culminância no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, bairro do Centro de Arapiraca, onde participaram das atividades 10 escolas municipais.
Por sua vez, o projeto interdisciplinar envolvia as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Ensino Religioso, Ciências, Arte, História, Geografia e Educação Física.
“Para nós que fazemos a Educação de Arapiraca, é importante, sim, trabalhar essa temática para que se pregue o respeito e o amor por esta cultura tão rica e que é base de nossa sociedade. É necessária, de fato, essa consciência negra, consciência de que somos iguais por debaixo da pele e somos todos capazes de criar um mundo melhor”, diz a secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto.
O município tem duas comunidades quilombolas remanescentes, o Pau d’Arco e Carrasco, que resgatam as memórias afro de nossa história. “Hoje, quinta-feira, dia 20, é Dia da Consciência Negra. É dia de abraçar nossos irmãos de sangue, nosso berço da cultura”, completa ela.
No evento, participaram as Escolas de Ensino Fundamental Domingos Lopes da Silva; Cônego Epitácio Rodrigues; Pedro Correia das Graças; José Pereira Lúcio; Hugo José Camelo Lima; 31 de Março; João Batista Pereira da Silva; Tibúrcio Valeriano da Silva; Maria Cleonice Barbosa; e Manoel Rodrigues da Silva. Houve várias apresentações artísticas com teatro, música e teatro.eja1
Como parte das provas da gincana, aconteceram paródias das etnias, desfile do “Casal Beleza Negra”, jogo rápido (trilha), sósia dos ilustres negros (alunos caracterizados de celebridades negras) e concurso de redação.
A ganhadora deste último foi a aluna da Escola Domingos Lopes da Silva, a jovem Edvânia Miranda da Silva, que ganhou um tablet como prêmio.
“Branca, preta, parda, amarela ou qualquer que seja, a cor da pele não dignifica nenhum ser humano. A beleza e o brio não estão na cor da pele, mas na alma, na mente e no coração. Os negros são muito importantes para a história do nosso país? Já parou para pensar quantas coisas bonitas eles trouxeram? Músicas, danças, artes, esportes e também grande participação política e social”, diz a ganhadora da melhor redação.
Os competidores em outras atividades também ganharam prêmios, como a melhor paródia que ganhou um celular smartphone, e os demais levaram brindes d’O Boticário. A instituição campeã, que obteve maior número de pontos no acúmulo de provas, foi a Escola Domingos Lopes da Silva.