Cidades

Arapiraca: Célia Rocha inaugura quadra poliesportiva na Vila São Francisco

24/11/2014
Arapiraca: Célia Rocha inaugura quadra poliesportiva na Vila São Francisco

  IMG_3047(1)  Foi-se o tempo em que a pelada de futebol e outros esportes se davam em terra de chão batido na Vila São Francisco, zona rural de Arapiraca. Isso porque, a prefeita Célia Rocha (PTB) inaugurou a quadra poliesportiva do povoado no início da noite desse sábado (22).
O local que antes era um terreno baldio, cheio de lixo e de animais mortos deu lugar a uma quadra de esportes para a prática de modalidades como futsal, vôlei, basquete, handebol, além de atividades físicas com espaço para caminhada e muito mais, o que garante qualidade de vida para os moradores.
“É com muito esforço e dedicação que trabalhamos para promover as ações sociais do município e interiorizar o esporte através de quadras como esta é que levamos melhor qualidade de vida para as pessoas e incentivamos a prática esportiva para os jovens da comunidade”, disse Célia Rocha.
A população do povoado compareceu em peso para prestigiar os esforços concentrados da prefeita Célia Rocha, do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), da equipe de secretários e dos vereadores presentes como Sérgio do Sindicado, que lutou para a construção do projeto, Ronald Vital – o Roninho, e Moisés Machado, além de lideranças comunitárias.
No espaço público, além da quadra poliesportiva com uma pequena arquibancada e quatro postes com quatro refletores cada um, foi construída uma pracinha com sete bancos de concreto e um mini-espaço de areia para recreação infantil.
A construção se deu em parceria com a Prefeitura de Arapiraca e o governo federal, por meio do Ministério do Esporte, ao custo de R$ 209.358,35 e foi concluída dentro de cinco meses.
Ao lado do vereador Sérgio do Sindicato, do presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), Brás Antonio Farias, dos secretários de Esportes, Nelson Filho, de Assistência Social, Daniel Rocha e da líder comunitária da Vila São Francisco, Terezinha Magalhães, a prefeita Célia Rocha descerrou a placa de inauguração sob os aplausos da população local.
Na ocasião, a prefeita Célia Rocha declarou que irá buscar mais recursos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para fazer a cobertura da quadra no sentido de o espaço ser utilizado 24 horas por dia, faça sol ou faça chuva.
“Vamos buscar mais recursos para melhorar as instalações desta quadra e permitir que vocês possam praticar esporte e o lazer a qualquer hora”, afirmou Célia Rocha.
Para o vereador Sérgio do Sindicato a luta pela melhoria das comunidades de Arapiraca, incluindo as que ficam na zona rural da cidade, é incansável e de responsabilidade também do Poder Legislativo.
“Tivemos o apoio de toda a equipe da prefeita Célia Rocha, que hoje aqui presente, significa o respeito e o carinho que ela tem pela população de Arapiraca, sem medir esforços e pelas dificuldades financeiras que o município está passando, estamos aqui na inauguração desta obra que trará benefícios para todos que moram aqui”, abordou o vereador, que garantiu que vai se mobilizar para realizar um campeonato de Futsal com 12 comunidades rurais.
O secretário de Esportes, Nelson Filho, destacou a disposição da prefeita e o incentivo que ela o deu para tocar obras esportivas na zona rural de Arapiraca.
“Nosso trabalho é um esforço concentrado de todos os secretários para colocar na prática as ações da prefeita Célia Rocha. Esta quadra esportiva representa uma mudança significativa de melhoria de vida para todos da Vila São Francisco”, frisou Nelson Filho.
Para a líder comunitária Terezinha Magalhães, a construção e inauguração da quadra poliespotiva é motivo de orgulho e responsabilidade de todos da Vila São Francisco.
“Essa obra é um presente grandioso que a prefeita dá a todos nós que moramos aqui e sabemos como era este local. Agora, a responsabilidade para zelar e preservar esta quadra é de todos nós. Há tempos não víamos os idosos fazendo caminhada com tanta alegria e satisfação para cuidar cada vez mais da saúde”, revelou Terezinha Magalhães.
Compareceram ao evento os secretários municipais de Finanças, Edna Pereira; de Governo, Zé Lopes; de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio; de Cultura e Turismo, Tânia Santos; de Assistência Social, Daniel Rocha; e a coordenadora de Comunicação, Mônica Nunes.

    Emoção e talentos juvenis

Dentro de quadra, autoridades ouviram o Hino de Arapiraca e a prefeita Célia Rocha foi surpreendida com homenagens dos estudantes da região. Um grupo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal Cônego Epitácio prestaram homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 deste mês, com a apresentação “Simbolização do Negro Africano”.
A estudante Joice Namur emocionou a todos e, em especial, a prefeita Célia Rocha, ao interpretar a canção “A Mão de Deus”. Em seguida mais uma surpresa, desta vez com a paródia sobre Arapiraca cantada pelo estudante Marcelo Moura, canção de sua autoria que exalta a paixão de ter nascido na terra de Manoel André.
“Lindo demais. Fiquei encantada com a apresentação desses jovens que se mostram apaixonados pela cidade em que nasceram. Foi uma descoberta de talentos aqui”, disse em tom emocionado a prefeita Célia Rocha.

   ASA gigante e times locais

A inauguração da quadra poliesportiva contou também com a presença do novo presidente do ASA de Arapiraca, Bruno Euclides, reforçando o entusiasmo dos times locais como o São Francisco Futebol Clube e da Vila Fernandes.
Após o toque de bola entre a prefeita Célia Rocha, o presidente do Asa , Bruno Euclides e o secretário Nelson Filho que fez um gol de placa, os dois times locais iniciaram uma partida simbólica em homenagem à inauguração da quadra poliesportiva da Vila São Francisco.
“Essa quadra mudou o cenário da nossa comunidade, agora estamos mais felizes com este local para a prática de esportes e de integração entre os moradores. A prefeita está de parabéns”, disse empolgado Narlivan dos Santos, 31 anos, morador há 20 anos da Vila São Francisco.