Geral

Alunos e escolas destaque são premiados pelo Governo de Alagoas

25/11/2014

Um dos alunos destaque recebe prêmio das mãos do governador Teotonio Vilela (Foto: Valdir Rocha)

Um dos alunos destaque recebe prêmio das mãos do governador Teotonio Vilela (Foto: Valdir Rocha)

Alunos e escolas da rede estadual que foram destaque do Pré-Enem, curso telepresencial oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Escola Satélite, para preparar estudantes para a admissão no Ensino Superior, foram premiados nesta segunda-feira (24) em evento no Teatro Linda Mascarenhas com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e da secretária de Estado da Educação, Stella Albuquerque.
O evento teve como objetivo reconhecer e incentivar os estudantes e escolas com atuação destacada durante os cinco meses do telecurso nas seguintes modalidades: maior adesão por escola/Coordenadoria Regional de Educação (CRE); maior frequência por aluno e aluno web; o estudante que registrou maior acesso ao conteúdo disponibilizado na plataforma web do Pré-Enem. Os premiados receberam notebooks, tablets e uma televisão de 40 polegadas.
Na modalidade adesão foram premiadas a 8ª CRE, que compreende Pão de Açúcar e municípios vizinhos, com a adesão de 61% de suas escolas, e a Escola Deraldo Campos, em Major Izidoro, com participação de 100% de seus alunos. Já na categoria frequência, 20 alunos da capital foram agraciados com tablets por registrarem frequência superior a 70%, enquanto o estudante Maxsuel Martiniano, da Escola Estadual Franscico Leão, em Rio Largo, foi premiado com uma TV de 40 polegadas por ter alcançado a frequência master de 100%, sem perder nenhum dia de aula. Por fim, mais 20 estudantes da rede também foram agraciados com notebooks por terem registrado o maior acesso aos conteúdos disponibilizados na plataforma web do curso.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, parabenizou os alunos e educadores presentes ao evento e destacou a preocupação da rede pública estadual com a preparação de seus alunos para o ingresso no Ensino Superior. “O Pré-Enem é uma tecnologia interativa e dinâmica que permitiu intensificar o preparo de nossos estudantes para um exame tão competitivo e complexo como o Enem. Entregar estes prêmios hoje nos traz muita alegria e estamos esperançosos de que, em janeiro, data de divulgação do resultado oficial do Enem, teremos ainda mais o que comemorar”, estimou a secretária.
O governador Teotonio Vilela Filho também se mostrou otimista e disse que o curso trouxe muitas contribuições para a Educação de Alagoas. “Todos os alunos que participaram do Pré-Enem são vencedores e estão de parabéns pela grande adesão ao curso, pois desta forma, vocês não estão só construindo o seu futuro, mas também colaborando para alavancar os índices educacionais do estado. Tenho certeza que, em janeiro, teremos resultados positivos no exame”, afirmou o governador.

    Referência para o Brasil

Com cinco meses de duração, 181 escolas envolvidas e 26 mil estudantes participantes, o Pré-Enem é uma ação inovadora. Pela primeira vez no âmbito da rede pública brasileira, um curso telepresencial e preparatório para o exame foi ofertado para alunos do Ensino Médio combinando aulas via-satélite e conteúdo em plataforma web. Uma de suas principais vantagens era possibilitar aos estudantes o esclarecimento de dúvidas em tempo real junto aos professores que se encontravam em estúdios de gravação em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Alagoas foi a primeiro estado do Brasil a ofertar um curso telepresencial para o Enem para estudantes da rede pública. Até então, a Escola Satélite só havia promovido esta ação nas melhores escolas particulares do Sudeste e do Sul do Brasil. Outro ponto positivo do programa é que ele não se preocupou apenas em preparar o aluno para o Enem, mas paralelamente também promoveu formação com nossos professores”, destacou a coordenadora do Pré-Enem na SEE, Tânia Almeida.
Ivan Caiafa, diretor-geral da Escola Satélite, empresa do Grupo Abril Educação, responsável pela oferta do curso, informou que a experiência de Alagoas será referência para os demais estados brasileiros. “Alagoas saiu na frente ao incorporar esta tecnologia para a sua rede pública e já contamos com resultados expressivos e que refletem o alto nível de participação dos alunos e escolas. Com certeza, levaremos esta experiência para o restante do país”, elogiou Caiafa.

    Valeu a pena

Os alunos premiados durante o evento elogiaram a qualidade do curso e foram unânimes ao afirmar que as dicas e conteúdo repassados durante as aulas foram essenciais para que tivessem um bom desempenho na prova do Enem.
É o caso do estudante Maxsuel Martiniano, matriculado no 3º ano do Ensino Médio da Escola Francisco Leão, em Rio Largo. Exemplo de perseverança, o jovem não perdeu um único dia de aula e conciliou as atividades do curso, aos sábados, com as aulas da escola e o seu trabalho, onde gerencia uma lan house. Pela sua assiduidade, Maxsuel foi premiado com uma televisão de 40 polegadas.
“Mesmo com o cansaço do dia a dia, fiz questão de não perder uma única aula, pois o curso era muito dinâmico e nos incentivava a ir mais longe. Particularmente, as dicas dos professores de Matemática e Biologia foram muito importantes para que eu fizesse uma boa prova”, contou Maxsuel, que concorre a uma vaga nos cursos de Engenharia Civil ou Tecnologia da Informação.
Ariane Barros, da Escola Judith Nascimento, em Messias, foi uma dos 20 estudantes premiados com notebooks por ter respondido a um grande número de exercícios disponíveis na plataforma web do Pré-Enem. A jovem, que almeja vaga no curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também elogiou a qualidade do preparatório oferecido pela SEE. “Este curso foi muito importante para melhorar o nosso desempenho e as dicas repassadas nos ajudaram a fazer a prova com mais tranquilidade”, frisou.
Diretora da Escola Deraldo Campos, no povoado Capelinha, em Major Izidoro, Aparecida Silva de Miranda disse que o curso trouxe benefícios não só para os alunos, mas toda a escola. A unidade de ensino está entre as que registraram a adesão de 100% de seus alunos ao programa e o seu monitor de Educação Física, Elvis Eugênio, também foi premiado pela motivação dada aos alunos. “O Pré-Enem trouxe uma injeção pedagógica para todos nós. Nossos alunos foram bastante participativos e buscaram incessantemente por conhecimento”, falou a educador.