Geral

Alagoas sedia Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo

26/11/2014
Alagoas sedia Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo

Capital alagoana será beneficiado com implantação de Observatório (Foto: Paulo Rios)

Capital alagoana será beneficiado com implantação de Observatório (Foto: Paulo Rios)

O Ministério do Turismo (Mtur) realiza em Maceió nesta quinta-feira (27) o 1º Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo. O evento acontecerá no Hotel Jatiúca com o objetivo de socializar experiências positivas para o desenvolvimento do turismo e discutir estratégias de enfrentamento das dificuldades do segmento no cenário nacional.
O evento contará com a participação da vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sofia Gutierrez, que irá palestrar sobre a experiência da instituição no turismo sustentável. Além de Gutierrez, os representantes dos observatórios do Rio Grande do Sul, Brasília e da cidade de São Paulo também fazem parte da programação, por serem considerados cases de sucesso dentro da esfera do setor.
O coordenador técnico da Licitação do Observatório de Turismo, Renato Lobo, explica que o instrumento é uma extensão de estudos e pesquisas que requer um espaço para a coleta e produção de informações, análises e discussão sobre o desenvolvimento e a evolução do turismo de forma precisa e profissional.
“O observatório funciona como uma unidade orgânica de análise sobre os aspectos e componentes que fazem interface com o turismo, a exemplo das atividades de comércio e serviços para o setor; a produção associada, como o artesanato; as atividades de marketing, que impactam na economia do turismo; os momentos decorrentes do consumo per capita, que contribuem para a formação do produto interno bruto e a evolução da atividade turística no território onde é observada”, disse.

    Observatório de Alagoas

Alagoas é o primeiro Estado do Nordeste a licitar para que seja implantando um observatório de Turismo. Atualmente, o processo está em sua tramitação final, ou seja, a empresa vencedora está aguardando assinatura do contrato, deverá dar inicio às atividades em 2015.