Geral

Alagoanos são medalhistas nos Jogos Universitários Brasileiros

04/11/2014
Alagoanos são medalhistas nos Jogos Universitários Brasileiros

No pódio, de camisa branca, Vitor exibe sua medalha

No pódio, de camisa branca, Vitor exibe sua medalha

  Dois atletas alagoanos foram destaque, neste final de semana, na cidade de Aracajú, nas competições de atletismo do 62º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Vitor de Oliveira, aluno do Cesmac, conquistou duas medalhas de prata – uma no salto em distância e outra no salto em altura. Thiago Rafael, aluno do Ibesa, foi prata do arremesso de disco. Os desportistas são beneficiários do programa Bolsa Atleta Estadual.
As provas de atletismo do JUBs aconteceram no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e envolveram 231 atletas universitários do país. Os alagoanos Vitor e Thiago têm se tornado referência nas suas modalidades do atletismo, e agradecem o apoio do programa Bolsa Atleta Estadual, desenvolvido pelo governo de Alagoas.
“O apoio que temos recebido é muito bem-vindo, sem essa força não poderíamos chegar a lugar algum. Tanto o esforço dos gestores da secretaria, quanto o de nossos professores e nossos pais, é fundamental para esse nosso crescimento”, declarou Thiago.
O Bolsa Atleta é um programa do governo de Alagoas instituído para apoiar o desenvolvimento de atletas e paratletas em modalidades e provas esportivas, cujo objetivo é valorizar os competidores do Estado, assim como mantê-los em solo alagoano, com apoio a treinamentos e que possibilitem disputar competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais.
De acordo com o atual regulamento do programa, os 20 melhores atletas selecionados têm direito a um salário mínimo mensal, cujo período de vigência corresponde a um ano, e cujos recursos devem ser aplicados em despesas de alimentação, saúde, aquisição de material esportivo, transporte urbano e treinamentos. Os atletas selecionados assinam um contrato e ganham uma conta individual para que tenham condições de usar o benefício.
O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, parabenizou os atletas medalhistas e destacou que esse apoio de governo tem ajudado a muitos talentos do esporte alagoano, lembrando que esse sempre foi um compromisso do governador Teotonio Vilela Filho com o esporte amador.
“É gratificante quando constatamos o sucesso dos nossos talentos, atletas que são ou já foram beneficiados pelo programa e continuam a jornada vitoriosa pelo país afora, a exemplo de Bruna Jéssica e Glacielle Paiva, ambas do atletismo, atualmente radicadas no Rio de Janeiro (RJ), e o promissor judoca Gabriel Mendes, também no Rio”, destacou Jorge VI.