Geral

Agricultores do Vale do Mundaú participam de missão técnica em Sergipe

04/11/2014
Agricultores do Vale do Mundaú participam de missão técnica em Sergipe

Os produtores vão conhecer diversas experiências voltadas a suas atividades em Sergipe (Foto: Michel Rios)

Os produtores vão conhecer diversas experiências voltadas a suas atividades em Sergipe (Foto: Michel Rios)

Um grupo de 25 agricultores do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú participará de uma missão técnica no estado de Sergipe. O evento ocorrerá entre os dias 4 e 7 de novembro. Na oportunidade, os produtores vão conhecer diversas experiências voltadas a suas atividades nos municípios de Aracaju, Propriá, Estância, Malhador, Lagarto e Boquim.
De acordo com a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, a iniciativa é muito importante, pois traz mais conhecimento aos produtores atendidos pelo arranjo. “A troca de informação é bastante positiva, um momento rico e de grande aprendizado para todos os participantes do encontro. Tudo isso interfere diretamente na produção”, enfatiza.
O evento tem uma programação ampla e abrange vários casos diferentes sobre a fruticultura em Sergipe. A primeira parada do grupo será em uma biofábrica, no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), em Aracaju. No local, são cultivadas mudas in vitro, com certificação fitossanitária, além do controle de identidade genética e número de gerações.
Outro momento que faz parte do roteiro dos fruticultores é a visita a um centro de comercialização orgânica de produtos da agricultura familiar, no Mercado Augusto Franco, na capital sergipana. A cultura da laranja também está na rota dos produtores. No Povoado Mato Grasso, em Estância, eles conhecerão uma propriedade onde há o cultivo orgânico da fruta.
O APL Fruticultura no Vale do Mundaú faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL.