Geral

Seminário discute cultura do arroz no Baixo São Francisco

17/10/2014
Seminário discute cultura do arroz no Baixo São Francisco
Região do Baixo São Francisco possui o clima propício para a cultura do arroz (Foto: Ascom Seplande)

Região do Baixo São Francisco possui o clima propício para a cultura do arroz (Foto: Ascom Seplande)

  Entre os dias 21 e 23 de outubro, produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) Rizicultura no Baixo São Francisco vão participar de um seminário sobre a cultura de arrozes especiais. Essa é a primeira edição do evento, que atenderá grupos de quatro municípios alagoanos: Penedo, Igreja Nova, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio.
Nos dois primeiros dias do seminário, serão realizadas visitas técnicas a diversas propriedades na região. Já no último, a programação conta com a discussão de diversos temas voltados à cultura do arroz. Na ocasião, os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), José Almeida e José Colombari, integrarão o debate.
A região do Baixo São Francisco possui o clima propício para a cultura do arroz e o evento nasce com o objetivo de identificar as necessidades de produção na área e apresentar as tecnologias para a cadeia produtiva do grão. A iniciativa tem foco no manejo, potencialidades e comercialização de arrozes especiais, principalmente o vermelho.
O arroz vermelho possui mais proteínas e duas vezes mais fibras que o branco, além de ter alta quantidade de antioxidantes, propriedades capazes de torná-lo muito saudável para o consumo humano. Ainda no encontro, os pesquisadores presentes mostrarão as vantagens dessa espécie do grão e o modo adequado de cultivá-lo.
A iniciativa é organizada pela Empraba, com apoio do APL Rizicultura no Baixo São Francisco, Sebrae/AL, prefeituras de Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e Igreja Nova, além da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codesvaf) e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).