Geral

Mutirão da Saúde atende usuários do SUS em Viçosa

17/10/2014
Mutirão da Saúde atende usuários do SUS em Viçosa

População de Viçosa buscou serviços de saúde no mutirão que ofertou desde exames oftalmológicos à marcação de cirurgia Fotos: Carla Cleto

População de Viçosa buscou serviços de saúde no mutirão que ofertou desde exames oftalmológicos à marcação de cirurgia Fotos: Carla Cleto

  O acesso gratuito a consultas e exames em diversas especialidades se expande em Alagoas com a realização do mutirão Saúde em Movimento. Em sua 24ª edição, dessa vez o município de Viçosa recebeu o projeto que beneficia os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando ainda a marcação de cirurgia.
Uma especialidade que atende grande demanda do público jovem é a Dermatologia.  Segundo o médico Franklin Pedrosa de Carvalho, a acne é um dos problemas mais relatados pelos pacientes dessa faixa etária, a exemplo da estudante Maria Adriele da Silva.
“Eu vim para o mutirão com minha vizinha que também sofre devido às manchas provocadas pelas espinhas”, relatou a estudante.  O dermatologista alertou que, na idade das pacientes (12 anos), que apresentam acnes simples, a recomendação é evitar os doces – responsáveis por aumentar as glândulas sebáceas causadoras das espinhas.
Além dos casos rotineiros de acnes e queda de cabelo, o mutirão também é responsável por encaminhar para cirurgia os casos de câncer de pele. Nesta edição, os pacientes ainda puderem se consultar com clínico geral, ortopedista, urologista e oftalmologista, e também realizar o ecocardiograma, exame do coração.
O mutirão acolheu a população de Viçosa e também de cidades circunvizinhas, como Chã Preta, Mar Vermelho, Capela, Cajueiro, Ibateguara e Pindoba. A pequena Maria Carol dos Santos, seis anos, que nasceu com estrabismo, foi atendida pelo oftalmologista, acompanhada da mãe,  Maria Aparecida dos Santos, natural de Pindoba.
“Viemos no ônibus da prefeitura para buscar o tratamento para o problema de vista da minha filha”, contou Aparecida dos Santos, que recebeu o encaminhamento para garantir a continuidade do cuidado da pequena Carol em Maceió.
O oftalmologista Vinicius Melo explicou que o mutirão atende e encaminha pacientes com catarata, glaucoma, pterismo e realiza a entrega dos óculos – problemas que correspondem a 70% da necessidade da população. “No caso da Carol, é necessário acompanhamento para posterior indicação do tratamento adequado”, esclareceu o médico.
O projeto Saúde em Movimento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal) e a Associação dos Pais e Amigos Excepcionais (Apae).  A próxima edição do mutirão está programada para o dia 31 de outubro.