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Simpósio discute novos desafios para educação de surdos em Alagoas

23/09/2014
Simpósio discute novos desafios para educação de surdos em Alagoas

Semana tem como objetivo celebrar, mas também refletir acerca das principais demandas desta comunidade no estado Foto: Ana Paula Lins

Semana tem como objetivo celebrar, mas também refletir acerca das principais demandas desta comunidade no estado Foto: Ana Paula Lins

   Os novos desafios para a educação de pessoas surdas em Alagoas foi o tema de simpósio realizado nesta terça-feira (23) no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS). O evento integra a programação da I Semana Integrada da Pessoa Surda, organizada pelo CAS com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Prefeitura de Maceió.
Com uma vasta programação até sexta-feira (26), quando se comemora o Dia Nacional do Surdo, a Semana tem como objetivo celebrar, mas também refletir acerca das principais demandas desta comunidade no estado. Uma das principais discussões do evento foi acerca da meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da educação inclusiva.
Segundo o texto, aprovado como Lei nº 13.005 pela Presidência da República em 25 de junho de 2014, é preciso “universalizar, para a população de quatro a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.”.
Para o cumprimento desta meta, o plano aponta várias estratégias, dentre elas, a 4.7 que fala sobre a oferta de educação bilíngue. De acordo com o texto, é necessário “garantir a oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, aos (às) alunos (as) surdos e com deficiência auditiva de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas”.
É o que prevê os termos do art. 22 do Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005, e dos arts. 24 e 30 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como a adoção do Sistema Braille de leitura para cegos e surdos-cegos. A diretora do CAS, Olindina Oliveira, diz que o simpósio será um momento para refletir e discutir estratégias para a execução desta meta em Alagoas.
“Estamos em um momento em que Alagoas está se mobilizando para a construção de seu Plano Estadual de Educação e aproveitaremos este simpósio para tirarmos propostas para serem apresentadas ao plano alagoano”, adianta Olindina.
O professor Paulo Bulhões, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, diz que a escola bilíngue será uma conquista de médio a longo prazo e que já existe uma mobilização das entidades educacionais ligadas à comunidade surda para o cumprimento desta ação. “Temos grupos em todo o país estudando o PNE e discutindo estratégias para a meta 4”, revela.

O CAS – Inaugurado oficialmente em agosto de 2006, o CAS é uma órgão ligado a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) que promove, dentre outras ações, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes surdos, formação de professores e cursos gratuitos de Libras para a comunidade em geral.
Atualmente, o centro atende 182 alunos surdos de 19 municípios alagoanos e conta com dez turmas dos cursos Básico I e II de Libras, uma delas voltada especificamente para os profissionais de saúde do município de Maceió.
“Temos um público diversificado entre os nossos alunos, que vai desde estudantes de Ensino Médio até aposentados interessados em aprender Libras. Já o nosso curso de formação de professores é direcionado na preparação do educador para trabalhar na educação de surdos e AEE, com uma carga horária de 120 horas. Estimamos que, desde 2006, já tenhamos formado mais de 300 professores da rede pública”, informa a coordenadora dos cursos de Libras do CAS, Suzana Dória.

    Programação – A programação do I Semana Integrada da Pessoa Surda prossegue até sexta-feira, incluindo atividades lúdicas, educativas e recreativas para os estudantes surdos, a exemplo de uma excursão com aula prática na cidade de Arapiraca no dia 24 e a realização do Surdance, dia 25, das 18h às 22h, na sede do CAS. “O Surdance é o momento onde os jovens surdos poderão interagir e também se divertir com as suas famílias. Será um dia de muita música e muita festa”, conta Olindina Oliveira.
Outra atividade importante da programação será a aula inaugural do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) das 9h às 12h.

Confira abaixo a programação dos próximos dias:

24/09 (Quarta-feira): Excursão a Arapiraca com alunos do CAS

25/09 (Quinta-feira): Auditório da Faculdade de Economia e Administração, Ufal

9hàs 12h: Aula inaugural do curso de Letras Libras com palestra “A Formação de Professores Surdos e o Curso de Letras Libras” pela Profª Drª Ronice Quadros

18h às 22h: Surdance, no CAS