Geral

Sesau capacita odontólogos sobre Emergências Médicas e Odontológicas

24/09/2014
Sesau capacita odontólogos sobre Emergências Médicas e Odontológicas

Paulo José falou que o profissional deve estar apto também para executar as manobras do suporte básico da vida (Foto: Carla Cleto)

Paulo José falou que o profissional deve estar apto também para executar as manobras do suporte básico da vida (Foto: Carla Cleto)

Os odontólogos que atuam nas Equipes de Saúde Bucal (ESB) dos 102 municípios alagoanos participaram, nesta quarta-feira (24), da Oficina de Emergências Médicas e Odontológicas, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O curso foi ministrado pelo cirurgião-dentista, professor Paulo José Moraes, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
A iniciativa faz parte do Programa Brasil Sorridente, que reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a Atenção Básica deve funcionar como porta de entrada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
De acordo com o professor Paulo José Moraes, a Odontologia atua na intervenção (restauração e extração) e, por isso é tida como uma profissão curativa. No entanto, lembra que hoje em dia a prevenção está mais presente na Atenção Básica, por meio das práticas de escovação e uso de flúor.
“O profissional deve estar apto também para executar as manobras do suporte básico da vida”, explicou Moraes. Segundo ele, a atualização é importante para orientar como proceder em casos de desmaio, intoxicação, crise de epilepsia, entre outros casos. Isso porque, “mais vale encaminhar, que fazer uma intervenção errada”, alertou.
Para a dentista Roxana Polidoro, que atua no PSF de Murici, é válido participar da atualização. “Estou digitalizando os aprendizados adquiridos no curso para repassar aos colegas do município”, contou. Ela ainda disse que a atualização reforça a melhoria na prestação do serviço de saúde bucal.

   Endodontia

No período da tarde, os profissionais participaram do curso de Endodontia, ministrado por Inês Inojosa. A formação continuada faz parte de uma iniciativa da Sesau, que iniciou na quarta-feira passada, com a Oficina de Farmacoterapia, ministrada pelo cirurgião-dentista, professor Marcílio Peixoto.