Geral

Secretário afirma que avanços no sistema penitenciário já são notados

26/09/2014
Secretário afirma que avanços no sistema penitenciário já são notados
Durante visita, governador Teotonio Vilela falou dos investimentos no sistema (Foto: Jorge Santos)

Durante visita, governador Teotonio Vilela falou dos investimentos no sistema (Foto: Jorge Santos)

   Os avanços conseguidos no sistema penitenciário de Alagoas já podem ser notados, tanto na ampliação do número de vagas, como na melhoria do trabalho realizado pelos servidores. A afirmação é do secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), tenente-coronel Carlos Luna, e foi feita durante a visita do governador Teotonio Vilela Filho, nesta quinta-feira (25), as novas obras do sistema prisional alagoano.
A visita teve como roteiro as obras do novo presídio masculino e ampliação do presídio feminino e foi acompanhada pelo próprio titular Seris, tenente-coronel Carlos Luna, e por representantes da construtora responsável pela obra.
O Estado de Alagoas emitiu no dia 7 de agosto deste ano a ordem de serviço que autorizou o início das obras de construção da nova unidade prisional masculina, que terá a capacidade para 700 vagas e ampliação da unidade prisional feminina, que contará mais 210 vagas. Ambos estão sendo construídos no complexo prisional, localizado no Tabuleiro do Martins.
Para o governador Teotonio Vilela Filho, os novos presídios vêm para suprir a demanda do Estado, desafogando as cadeias públicas.  “Estamos construindo mais dois presídios, além de um presídio militar, aumentando assim a capacidade do sistema prisional alagoano. É importante frisar que as construções são financiadas com recursos próprios do Estado, assim como o presídio do agreste, que também foi construído com recursos próprios, visando sempre melhorar o sistema de segurança pública do Estado”, enfatizou.
“Os últimos anos foram os com maior crescimento para o sistema prisional alagoano. Quando o atual governo teve início existiam apenas 1.200 vagas; hoje já são 3.600 vagas. Além da ampliação de vagas, houve também a valorização do servidor, por meio de oportunidade de qualificação”, ressaltou o secretário.
As obras estão em ritmo acelerado e a previsão é que em dezembro deste ano sejam concluídas as obras de ampliação do presídio feminino. Quanto a unidade masculina, a primeira parte também será entregue em dezembro e a segunda tem previsão de entrega para abril de 2015. Com a conclusão das obras, o sistema penitenciário alagoano terá o reforço de 965 vagas.