Geral

Rede estadual inicia implantação de novo Referencial Curricular da Educação Básica

09/09/2014
Rede estadual inicia implantação de novo Referencial Curricular da Educação Básica

A partir de outubro, capacitação será feita com os coordenadores pedagógicos de todas as escolas da rede estadual, que repassarão o conteúdo para os professores (Foto: Valdir Rocha)

A partir de outubro, capacitação será feita com os coordenadores pedagógicos de todas as escolas da rede estadual, que repassarão o conteúdo para os professores (Foto: Valdir Rocha)

Teve início nessa segunda-feira (8) a formação continuada para a implementação do Referencial Curricular da Educação Básica na rede pública estadual. Fruto de uma construção coletiva, o documento foi lançado no dia 13 de agosto em evento no Centro de Convenções de Maceió e traz novas orientações sobre o conteúdo curricular para o Ensino Fundamental e Médio e para a organização das práticas pedagógicas.
Neste primeiro momento, a capacitação foi voltada para técnicos da rede estadual lotados na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Nos dias 22 e 23 de setembro o curso envolverá 175 técnicos das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) espalhadas pelo estado.
“A partir da formação continuada com os técnicos da secretaria e das CREs, faremos, a partir de outubro, uma capacitação com os coordenadores pedagógicos de todas as escolas da rede estadual. Ao final desta formação, ainda no mês de outubro, os coordenadores pedagógicos repassarão este conteúdo para os professores em suas escolas”, adianta a superintendente de Gestão da Rede Estadual na SEE, Maridalva Campos.
Maridalva explica que o documento traz uma nova percepção acerca de questões como a construção do projeto político pedagógico da unidade de ensino, o regimento escolar, a sistemática de avaliação e a matriz curricular. No lançamento, a secretaria disponibilizou às escolas, em mídia digital, os sete cadernos que compõem o currículo, contemplando cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e ensino religioso. O conteúdo também pode ser acessado no site da Secretaria de Educação (www.educacao.al.gov.br).
Segundo a superintendente, o instrumento, com uma proposta de construção permanente, levou três anos para ser elaborado, mobilizando mais de 11 mil professores e 20 mil alunos da rede.

Cronograma – Confira abaixo o calendário das formações continuadas do Referencial Curricular da Educação Básica:

22 e 23/09 – Capacitação com 175 técnicos e inspetores educacionais das CRES no Cenfor/Cepa;

13 e 14/10 – Capacitação com coordenadores pedagógicos de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Penedo;

21 e 22/10 – Capacitação com coordenadores pedagógicos de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, União dos Palmares, Viçosa e Porto Calvo.