Geral

Estudantes do Pronatec aprendem a realizar eventos

23/09/2014
Estudantes do Pronatec aprendem a realizar eventos

Realização da palestra ovem Empreendedor Eventos foi parte prática de disciplina Pronatec (Foto: José Demétrio)

Realização da palestra ovem Empreendedor Eventos foi parte prática de disciplina Pronatec (Foto: José Demétrio)

  Com o olhar voltado para o mercado, estudantes da rede pública matriculados no curso técnico em eventos do Pronatec realizaram, nesta terça-feira (23), a palestra Jovem Empreendedor Eventos, no Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológico Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (CEEPT), no bairro da Santa Amélia, onde tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos do curso.
Após o primeiro mês de aulas teóricas, a palestra foi uma das atividades práticas da disciplina “Atendimento ao Cliente e Técnicas de Recepção”, com o objetivo de levar os estudantes à vivência de técnicas de atendimento, recepção e empreendedorismo abordadas em sala de aula.
Em sua exposição para mais de cem alunos do Centro, a palestrante Edna Lucena, professora da rede com ampla experiência em educação profissional passou, ressaltou o papel individual de cada um para o sucesso profissional.
“É preciso enxergar a oportunidade para crescer, e em seguida ser perseverante para alcançar os resultados esperados”, declara.

    Oportunidade

De acordo com o professor do curso e mestre da cerimônia, Edvan Azevedo, especialista em comunicação, o curso visa integrar profissionais qualificados em eventos ao mercado, identificando na palestra também uma oportunidade de avaliar o que foi apreendido pelos alunos, apontando outras ações práticas como visita técnica em hotéis da capital.
“É uma excelente oportunidade para todos, concluir o Ensino Médio já com um curso profissionalizante. Eles terão aqui toda a base necessária e acredito que serão facilmente absolvidos pelo mercado”, avalia.
Ao final, a coordenadora acadêmica do Pronatec pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporete (SEE), Socorro Teixeira, ratificou as palavras da palestrante, parabenizando os alunos pelo evento, pela escolha do curso e pela dedicação e persistência, lembrando as múltiplas responsabilidades assumidas pelos mesmos: a conclusão do Ensino Médio, os preparativos para o Exame Nacional (Enem) e o curso profissionalizante.

    Visão de Mercado

Segundo a Diretora do Centro, Edleuza Almeida, a oferta desta primeira turma do curso de técnico em eventos ajuda a ampliar a visão e o leque de atividades profissionais para esses estudantes, sobretudo pelo potencial turístico da região.
“Temos observado um investimento e um crescimento na área de turismo de eventos e, junto a isto, a necessidade de qualificar profissionais para atuar neste cenário e é isto que temos feito. Vivenciando esta prática eles poderão ser direcionados na escolha de uma profissão”, pontua.
A diretora fala que, inicialmente, os alunos tinham dúvidas e incertezas acerca do curso, mas, com o decorrer das aulas, os jovens perceberam o potencial existente na qualificação. “Quando ofertamos o curso existiam muitas dúvidas: o que é? como atuar? teria campo de trabalho? Muitos questionavam. Hoje vejo que muitos se identificam com essa área de turismo de negócio”, afirma.

    Oportunidade de Crescimento

Para os estudantes do curso que atuaram neste evento, os conhecimentos e as experiências absolvidas só concretizam a certeza de que fizeram a escolha certa.
“No começo, tinha muitas dúvidas sobre o curso, mas agora vejo que me identifico muito com esta profissão e quero atuar na área”, declara a estudante Jaiane Kelly Santos, que, durante o evento, atuou na parte de apoio,observando intercorrências e auxiliando os demais participantes.
Outro aluno satisfeito com o curso é Andre Luiz de Araújo, que avaliou o evento positivamente. “Foi tudo muito bem organizado, com todos cumprindo exatamente seu papel. Minha função hoje foi recepcionar os convidados e controlar o acesso”, avalia.
Cerca de vinte estudantes estiveram envolvidos antes, durante e pós evento, desempenhando atividades como identificação de patrocínios, recepção, técnico em multimeios, registro e divulgação, entre outros.