Política

Júlio Cezar participa de debate em Delmiro Gouveia

13/08/2014
Júlio Cezar participa de debate em Delmiro Gouveia

    IMG83Aconteceu na noite desta terça-feira (12), no campus da UFAL Delmiro Gouveia, no alto sertão alagoano, um debate com os candidatos ao Governo do Estado de Alagoas, promovido pelo curso de história. Na oportunidade, os candidatos que compareceram puderam expor suas propostas e dialogar com a classe estudantil.
Júlio Cezar, falou sobre a importância do acesso a universidade, defendeu a interiorização das instituições de ensino superior, e recordou das dificuldades que enfrentou, assim como a maioria dos alagoanos, para conseguir ingressar no curso de jornalismo, e de sua origem de menino pobre da feira de Palmeira dos Índios, filho de agricultores e feirantes. Destacou também a importância do debate democrático e lamentou também a ausência de alguns candidatos num momento tão importante e democrático.
Com segurança, o jornalista respondeu a todas perguntas feitas por seus adversário e os ataques disparados a alguns setores do governo comandado por sua legenda. “Foram construídos e recuperados mais de 1.000 Km de estradas, basta rodar por Alagoas para ver. O Canal do Sertão, maior obra hídrica da história de Alagoas, tem 100 Km em obras e 65 Km funcionando, levando água para a roça do sertanejo, aqui pertinho, para quem quiser ver. Ainda ontem, fui a casa do Seu Cícero, pai de Lucas, que foi eleito prefeito-mirim em Delmiro, em Poços do Salgado, vai lá ver o que ele está produzindo… tem macaxeira, morango, cana… é uma unidade experimental que serve de modelo para outros agricultores. Tem se investido muito no pequeno agricultor, ações que capacitam, que ensinam, que levam tecnologia para a roça. Recuperamos a Emater, que foi desmontada e destruída por governos passados e hoje presta assistência técnica para a agricultura familiar, cerca de 120.000 pequenos produtores.
Quanto ao salário do servidor, nesta gestão, pela primeira vez é pago em dia, todo dia 30 para a primeira faixa salarial, e todo dia 10 para a segunda faixa. Tudo isto só é possível graças ao ajuste fiscal que colocou as contas do Estado em dia e recuperou nossa credibilidade junto ao Governo Federal”.
Júlio Cezar destacou também a atração de 100 indústrias e empresas que geram emprego e renda para os alagoanos, “é preciso reconhecer o processo de industrialização que este Governo, depois de 30 anos de abandono, está implementando, como o incremento da cadeia do plástico, e a chegada da mineradora Vale Verde, por exemplo”. O candidato do PSDB também propôs ampliação de importantes programas implantados pela atual gestão, como o Balde Cheio e Alagoas mais Leite, que compra 80.000 litros de leite/dia dos pequenos produtores e distribui com milhares de famílias beneficiadas, e o programa Alagoas mais Ovinos, que vem melhorando a qualidade genética dos rebanhos.
O candidato do 45 propôs também um novo pacto federativo para dividir a responsabilidade e os investimentos nas áreas prioritárias de Educação, Saúde e Segurança Pública, “que não são desafios apenas de Alagoas, mas desafios do Brasil”, e criticou a dívida “desigual e injusta” do Estado com a União.
Em seguida, os candidatos responderam a sete perguntas do auditório, sorteadas pela mesa mediadora e respondidas pelo três candidatos presentes. Elogiado pelos adversários e aplaudido por estudantes e professores, Júiio Cezar apresentou propostas, e demonstrou confiança e conhecimento das necessidades e ações prioritárias para o alto sertão.  O debate aconteceu em um clima de respeito mútuo, dentro do espirito democrático.