Geral

Especialista alerta sobre perigo das drogas e uso abusivo da internet

08/08/2014
Especialista alerta sobre perigo das drogas e uso abusivo da internet
Enfermeira Daniele Firmino aposta na relação mais aberta entre pais e filhos para evitar a dependência às drogas e internet Foto: Ascom Seplande

Enfermeira Daniele Firmino aposta na relação mais aberta entre pais e filhos para evitar a dependência às drogas e internet Foto: Ascom Seplande

Especialista em dependência química ministrou nesta sexta-feira (8) palestra para servidores das Secretarias de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) sobre o perigo do uso das drogas, internet e redes sociais na formação social e saúde emocional dos filhos. A atividade aconteceu no auditório Osvaldo Tenório Gameleira, na Unidade Jaraguá, durante as comemorações alusivas ao Dia dos Pais.
Em um ambiente descontraído, com a presença de pais e filhos, a enfermeira Daniele Firmino, especialista em dependência química, descreveu o papel do pai na família diante das novas realidades. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada vez mais adolescentes e crianças têm se envolvido com drogas licitas e ilícitas. De forma cada vez mais precoce, a faixa etária de 10 a 19 anos está fazendo uso de substâncias psicoativas, gerando consequências irreversíveis à saúde e ao convívio social.
Outro ponto que também preocupa é o aumento do registro de crianças e adolescentes com dependência da internet e das redes sociais, os chamados Cyber Addict (Viciados Cibernético). A busca do preenchimento de vazios e da substituição de presenças tem gerado uma perda progressiva de controle emocional, causando problemas nas relações interpessoais de crianças e adolescentes.
“Este é um momento de reflexão para a família. Quando falamos de drogas, tememos o crack, a cocaína e a maconha, mas raramente lembramos do álcool e do tabaco, que são consumidos em casa normalmente e até estimulados. As drogas lícitas são uma ameaça igualmente perigosa, pois o uso abusivo também destrói vidas e às vezes é porta de entrada para as drogas ilícitas”.
Segundo a especialista, a ideia é aproximar pais e familiares das ferramentas de prevenção, evitando um primeiro contato dos jovens com as drogas. “É importante sensibilizá-los sobre a importância dos laços familiares para a proteção dos filhos, estimulando um diálogo franco e aberto entre pais e filhos, mas também fornecendo instrumentos para que os pais possam fazer uma abordagem correta e sincera a seus filhos, com informações reais sobre as drogas”, destacou Daniele Firmino.