Geral

Mexicanos são maioria entre estrangeiros em Fortaleza

17/06/2014
Mexicanos são maioria entre estrangeiros em Fortaleza
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A capital cearense, que sediará o jogo de hoje (17) entre o Brasil e o México, recebeu ontem (16) um transatlântico com 3,6 mil turistas mexicanos a bordo, a maioria ficará hospedada no próprio navio até amanhã (18), depois a embarcação segue viagem para outras cidades-sede da Copa. A embarcação inaugurou a nova Estação de Passageiros do Porto de Mucuripe que custou R$ 205 milhões.
Segundo a Secretaria de Turismo do estado, no desembarque, a recepção foi à moda brasileira com distribuição de brindes e degustação de produtos típicos como castanhas, rapadura e bebida, além de apresentações culturais. “Agora os turistas chegam ao Ceará em um terminal moderno, confortável, com vista panorâmica da orla de Fortaleza, bem diferente do que havia antes”, explicou o secretário de Turismo, Bismarck Maia.
Mais 12 mil mexicanos virão ao Ceará, totalizando 17 mil torcedores. Em 16 voos fretados da Aeromexico Air Lines virão 3,2 mil passageiros, e 9 mil vêm de outros estados, em voos domésticos, carros ou ônibus interestaduais.
Assim, os mexicanos são maioria entre os turistas estrangeiros em Fortaleza (48,85%), em segundo lugar estão os norte-americanos (21,15%), seguidos por australianos e alemães (ambos com 3,85%) e de suíços (3,46%). Já entre os turistas brasileiros a maioria veio de São Paulo (18,57%), Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro (10%). Os turistas do interior do Ceará na capital somam 8,81% e da Paraíba, 8,10%, os de Pernambuco e do Piauí, 7,14% cada.
Todos os cerca de 60 mil ingressos para a partida entre Brasil e México, na Arena Castelão, foram vendidos com antecedência. De acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), 16.614 compradores são estrangeiros, e 43.452, brasileiros.
Na sexta-feira (20), será a vez de as cores da Alemanha se misturarem ao verde e amarelo dos brasileiros. Os cearenses vão receber o voo inaugural entre Frankfurt e Fortaleza, da Condor Airlines, às 15h, com 230 passageiros e também preparam uma festa já na pista de pouso. A seleção alemã enfrenta a equipe de Gana no sábado (21), na Arena Castelão.