Geral

Esquema de segurança garante tranquilidade na chegada de Gana

12/06/2014
Esquema de segurança garante tranquilidade na chegada de Gana

Policiais do Bope durante a chegada da Seleção de Gana ao hotel: tranquilidade (Foto: Paulo Rios)

Policiais do Bope durante a chegada da Seleção de Gana ao hotel: tranquilidade (Foto: Paulo Rios)

   Alagoas recebeu na noite de terça-feira (11) a seleção de Gana que escolheu Maceió como Centro de Treinamento para Copa do Mundo Fifa 2014.
Desde o desembarque da delegação (no Aeroporto Zumbi dos Palmares), até o Hotel Radisson, na Ponta Verde, onde a equipe está concentrada, um forte esquema de segurança garantiu a tranquilidade da equipe e dos alagoanos que recepcionaram aos “Black Stars” (Estrelas Negras em inglês) – como são conhecidos os jogadores ganeses.
A seleção africana embarcou em Miami, nos Estados Unidos após golear a Coréia do Sul por 4×0, no último amistoso preparatório para a Copa, com destino a Salvador. Na alfândega do Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, na capital baiana, a delegação teve o passaporte vistoriado antes de seguir o voo e chegar ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, às 18h30.
Após desembarcar em solo alagoano, comissão técnica e jogadores seguiram diretamente para o ônibus da Fifa que aguardava para conduzi-los até o hotel. Durante todo o percurso, um forte esquema de segurança com cerca de 50 profissionais, coordenados pelo Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (Cesir), deu todo o suporte necessário aos “Black Stars” e assegurou a fluidez no trânsito, evitando transtornos aos motoristas alagoanos.
Participaram do comboio da seleção ganesa profissionais da Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Polícia Civil, além do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros Militar. Todos esses profissionais passaram por treinamentos integrados para atuar de forma preventiva e assegurar a integridade física dos alagoanos e turistas durante a Copa.
Nesta quinta-feira (11), os “Black Stars” fazem um treinamento fechado. No dia seguinte, os portões serão abertos no Estádio Rei Pelé para dez mil alunos da rede pública e privada de ensino que receberam convites do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014  (ComCopa). A atividade será realizada com o apoio do Corpo de Bombeiros e de técnicos da Secretaria Adjunta de Esportes do Estado.