Geral

Equador aproveita a Copa para promover produtos e turismo no Brasil

25/06/2014
Equador aproveita a Copa para promover produtos e turismo no Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

   Além da vitória no jogo de hoje (25) contra a França no Estádio do Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, o Equador busca conquistas nesta Copa do Mundo também fora de campo. Com o objetivo de incrementar a entrada de produtos de exportação no Brasil e promover o turismo, um quiosque na orla de Copacabana, zona sul, foi decorado com imagens turísticas e bandeiras do país andino além de produtos emblemáticos equatorianos, como ceviche, atum, cacau, bananas e chapéus panamá.
O diretor do Escritório Comercial do Equador no Brasil, Alexis Villamar  explicou que a relação comercial entre os dois países ainda é muito desequilibrada, pois o Brasil exporta muito produtos para o Equador.
“Compramos muito do Brasil, pois aqui tem muitas indústrias. Para nós a balança comercial é muito desfavorável. Tem muitas coisas brasileiras lá e o povo gosta, estamos em desvantagem e queremos equilibrar isto”, contou ele. “Estamos aumentando o comércio aos poucos e estamos introduzindo novos produtos, como a banana e o camarão. Nossos principais produtos de exportação são o atum, as rosas, balas e chocolates”, informou.
Mulheres vestidas com as cores da bandeira entregavam rosas de cores variadas produzidas no Equador para passantes no calçadão da praia.  A aposentada Vanda Maia escolheu uma rosa laranja e anunciou que vai torcer pelo Equador hoje. “Estou torcendo somente para os times da América do Sul e da América Central. Acho a camisa do Equador muito bonita. Primeiro o Brasil, mas se não der um irmão latino,” declarou ela.
O Equador também montou um espaço de 150 metros quadrados no Parque da Bola, no Jockey Clube, na Gávea, zona sul, com petiscos da culinária do país andino e transmissão do jogo que começa às 17 horas, horário de Brasília.
A poucos metros, também no Jockey Club, a Federação Francesa de Futebol instalou desde o início da Copa , a La Casa Bleue, espaço com capacidade para 1.200 pessoas, gratuito para torcedores dos “bleus” (azuis), como é conhecida a seleção francesa. Além da projeção dos jogos, o lugar oferece brindes, shows e festas todos os dias enquanto a França estiver na copa. O funcionamento, em dias de jogos da França, é das 10h às 2h da madrugada.
Pela segunda vez no Brasil, a francesa Laura Gonçalves soube do local pela internet quando ainda estava na França. “Vamos de tarde ver a França jogar e se ganharmos voltamos aqui para fazer a festa”, disse ela que acredita na vitória: “França 3 x 0 Equador ”, arriscou a francesa que é filha de português.