Geral

Em Cuiabá, Chile busca confirmar favoritismo contra Austrália

13/06/2014
Em Cuiabá, Chile busca confirmar favoritismo contra Austrália

   Arenapantanal Com o discurso de confiança prevalecendo em ambos os lados, as seleções chilena e australiana entram em cena na Copa do Mundo FIFA 2014, logo mais, às 19h (horário de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá. A partida é válida pelo grupo B. Tida como favorita para o duelo, a equipe do técnico Jorge Sampaoli prevê um confronto complicado e pretende encarar a partida contra os australianos como uma final.
Durante a coletiva de imprensa realizada na noite anterior ao jogo, Sampaoli elogiou o adversário, ressaltando que o futebol australiano evoluiu bastante ao longo dos anos. Ele prevê que a partida desta sexta seja mais técnica que física. O comandante do time chileno não confirmou, mas deixou no ar que o volante Arturo Vidal, que se recupera de uma lesão no joelho direito, deve começar jogando.
Para a partida, os chilenos terão a seu favor a apaixonada torcida de “La Roja”, que invadiu Cuiabá para empurrar o time. Os sul-americanos na Arena Pantanal, responsáveis por adquirir mais da metade dos ingressos para a partida – conforme a Secopa -, contarão ainda com o reforço da presidenta da República do país, Michelle Bachelet, que chega a Cuiabá especialmente para prestigiar o jogo.
Pelas ruas de Cuiabá, é fácil encontrar um chileno. Estima-se mais de 20 mil chilenos estejam na capital mato-grossense, sendo que boa parte veio por meio da caravana de aproximadamente 800 veículos, que saiu de Santiago para acompanhar “La Roja” durante a Copa no Brasil. O time deve ir a campo nesta sexta com Claudio Bravo; Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Eugenio Mena; Díaz, Vidal ( Felipe Gutierrez), Aránguiz e Valdivia; Sánchez e Vargas.
Já do lado da Austrália, o técnico Ange Postecoglou destacou que a equipe está muito concentrada e que irá para o jogo contra o Chile, assim como nos demais, disposta a surpreender. Na coletiva para a imprensa, o treinador disse que considera normal o fato do time ser considerado um azarão no grupo B – que ainda conta com Espanha e Holanda -, tendo em vista a posição que ocupa no ranking da FIFA (62° posição), mas ressaltou que os socceroos estão preparados para enfrentar os adversários.
“Se eles [os jogadores] acreditarem em tudo que fizemos até agora, estarão bem”, afirmou. O meia Mile Jedinak, capitão do time, endossou o discurso do treinador e aproveitou para agradecer o apoio da torcida, ao saber que 15 mil australianos vieram para Cuiabá para apoiar a equipe. “É fantástico. Sabemos o quanto é difícil estar aqui, por conta da distância. Vamos tentar fazer com que o jogo de amanhã seja especial, e se possível, vencer”.
A equipe australiana que deve começar a partida contra o Chile nesta sexta-feira é: Mat Ryan, Franjic (McGowan), Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Milligan, Jedinak, Bresciano (Leckie), Oar e Troisi; Cahill.

   Acesso à Arena Pantanal

Nos dias de jogos na Arena Pantanal, 11 linhas especiais de ônibus estarão em funcionamento para facilitar o acesso ao estádio. O plano de mobilidade urbana (http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/cuiaba-define-plano-de-mobilida…) elaborado, prevê que 147 coletivos contemplem 66 hotéis e hostels, 21 bares e restaurantes, três shoppings, aeroporto, rodoviária, “ticket center” (espaço para retirada de ingressos), regiões centrais, dezenas de bairros, Fan Fest. O acesso de veículos em um raio de 1 km contado a partir do centro da Arena, seis horas antes e duas horas depois de cada partida, estará vetado – com exceção daqueles cadastrados.