Geral

Cristo Redentor recebe 60% mais visitantes durante primeiros dias da Copa

25/06/2014
Cristo Redentor recebe 60% mais visitantes durante primeiros dias da Copa

   Rio De Janeiro Previews - 2014 FIFA World Cup O Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, recebeu 60% mais visitantes do que o normal durante os primeiros dias da Copa do Mundo. Entre 15 e 22 de junho, 80.357 pessoas procuraram a atração turística mais conhecida do Rio de Janeiro, enquanto na semana anterior este número era de cerca de 50 mil.
A maioria dos turistas tem preferido acessar o Corcovado, onde está a estátua, por meio de vans: foram 55.998 no período. Outras 24.359 pessoas utilizaram o trem do Corcovado. O Pão de Açúcar, outro ponto turístico famoso da cidade, tem recebido 8 mil visitantes por dia nesta segunda semana de Copa do Mundo – foram 5 mil na primeira semana e são 3 mil em dias normais.
A prefeitura acredita que a projeção de 400 mil turistas estrangeiros na cidade durante o Mundial possa ser ultrapassada. “Os números registrados nos pontos turísticos e nos atendimentos nos postos de informação comprovam que o Rio é o coração da Copa do Mundo. Com o avanço das seleções sul-americanas, é possível haja mais turistas estrangeiros do que o previsto inicialmente. Estamos observando que milhares de sul-americanos, mesmo sem ingressos, estão vindo curtir e sentir o clima da Copa na cidade”, avalia o secretário Especial de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello.

 Movimento intenso

Nos postos fixos de informações turísticas da Empresa Municipal de Turismo (RioTur), o movimento também é intenso: 17.182 atendimentos, sendo 87,4% para estrangeiros. Na semana anterior, foram atendidos 15.845, sendo 75,5% de estrangeiros. Já nos 17 postos temporários, foram 18.760 atendimentos entre 17 e 23 de junho e mais 18.555 na semana anterior, totalizando 37.314 atendimentos.
Os destaques são os pontos localizados no metrô (11.620 atendimentos), Galeão (3.010), Maracanã (1.050), Ipanema (1.750) e BRT (1.330). Os agentes de informações turísticas, que estão distribuídos estrategicamente em pontos de grande movimentação de pessoas, também têm tido muito trabalho: são cerca de 1.748 atendimentos/dia, totalizando 12.236. Na semana anterior, o número registrado foi de 11.480. Desde o início do evento foram 23.716 atendimentos. O destaque vai para os postos da orla de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, que juntos representam quase 50% da demanda diária. O item mais pedido é o mapa da cidade – já foram entregues 250 mil Guias do Rio, 700 mil mapas da cidade, 220 mil folders Guia do Espectador e 4,5 mil press kits.
O projeto Rio Walking Tour, de visitas guiadas gratuitas a pé oferecido pela Riotur, teve apenas quatro saídas na semana passada em função dos jogos do Brasil e no Maracanã, mas ainda assim reuniu 138 pessoas de 18 países diferentes nos tours de Ipanema, Copacabana e Centro, com destaque para Marrocos, Singapura, Escócia, Peru e Nicarágua, países que não têm seleções disputando o Mundial. Na semana passada, o público foi de 212. Os passeios pelo Centro, Ipanema e Copacabana já foram feitos por 350 visitantes e cariocas.