Geral

Audiência Pública na próxima sexta mobiliza sociedade palmeirense

04/06/2014
Audiência Pública na próxima sexta mobiliza sociedade palmeirense

 

 

Os desafios e estratégias nas áreas da segurança pública e drogas serão debatidos durante audiência pública que será realizada na próxima sexta-feira (06), no auditório do Ifal (antiga Escola Técnica), no bairro Palmeira de Fora, em Palmeira dos Índios. Segundo o autor do requerimento aprovado na Câmara Municipal, vereador Júlio Cezar (PSDB) “o objetivo é envolver a sociedade nesta luta porque o desafio da violência é de todos”, explicou. O evento vai reunir lideranças comunitárias, faculdades, imprensa, sindicatos, associações, ONGs, estudantes, professores, trabalhadores, conselheiros municipais e estaduais, secretários, comandantes, comerciantes, população, entre outros seguimentos.

 

“A intenção é também envolver a sociedade nesta luta porque ela pode ajudar muito. Não basta apenas criticar, responsabilizar ou apontar os problemas e deficiências, mas contribuir contribuir para que o trabalho da polícia possa ser resolutivo e eficaz, uma vez que, a segurança pública é responsabilidade de todos e não somente do poder público” avalia o parlamentar.

 

Para ele, é fundamental o envolvimento direto da sociedade civil organizad neste debate. “Ao final do encontro será formulada a Carta de Palmeira, constituída de forma legítima pela sociedade civil organizada, contendo propostas que poderão ajudar as autoridades e instituições a traçarem novas estratégias contra a violência”.

 

“Na Câmara Municipal o tema segurança é sempre recorrente. Evidentemente, nesta carta, iremos pedir ainda celeridade na liberação das bases de polícia comunitária porque elas serão imprescindíveis para garantir ao cidadão uma maior sensação de segurança. O mesmo ocorre com as câmeras de monitoramento que, inclusive têm recursos aportados no Plano Brasil Mais Seguro” comentou o parlamentar.

 

Outra proposta que deverá ser falada durante o evento será a possibilidade de uma unidade descentralizada do Instituto de Criminalística (IC) em Palmeira, bem como, uma solução definitiva para a implantação do Instituto Médico Legal (IML) no município como referência para as regiões da Mata e médio Sertão. O evento terá início às 8h com a execução dos hinos Nacional e de Alagoas e apresentação do grupo cultural “Flauta Doce” da Escola Estadual Monsenhor Ribeiro Vieira.

 

Cada debatedor terá até 20 minutos para apresentação do painel e outros 10 minutos para interação com a plateia. Ao final da Audiência Pública, haverá um debate mais amplo com mais respostas aos possíveis questionamentos dos participantes. Ao final do evento será lida a Carta de Palmeira que será encaminhada as autoridades competentes e instituições para adoção das medidas necessárias.