Geral

Alemanha goleia Portugal com três gols de Müller: 4 a 0

16/06/2014
Alemanha goleia Portugal com três gols de Müller: 4 a 0

   alemanha O melhor jogador do mundo estreou na Copa, mas quase nem deu para perceber. Cristiano Ronaldo só apareceu em cobrança de falta no fim. Pepe voltou a fazer das suas, expulso por agressão. E a Alemanha não perdoou. Goleou Portugal por 4 a 0, com três gols de Müller, e mostrou força em uma estreia promissora no Mundial.
A vitória maiúscula veio mesmo com Schweinsteiger poupado e com o artilheiro Klose no banco de reservas. E o forte calor do Nordeste, tão temido pelos europeus, não se mostrou empecilho para uma seleção que passou por uma temporada de treinos no litoral baiano. Alemanha volta a jogar no sábado, contra Gana, em Fortaleza. Portugal tenta a reabilitação no domingo contra os Estados Unidos, em Manaus.
As fases do jogo: Quem esperava uma Alemanha ofensiva se surpreendeu com formação mais cautelosa, com três meias rápidos para puxar o contra-ataque. Deu certo. Em contra-golpes surgiram o pênalti sofrido por Gotze, convertido por Müller, e o escanteio que terminou com o gol de cabeça de Hummels.
A expulsão de Pepe, ainda na etapa inicial, deixou tudo ainda mais fácil. A inferioridade numérica cansou os portugueses e os gols foram saindo. Em tarde inspirada, Müller ainda marcou mais duas vezes em lances de oportunismo e construiu a goleada alemã.
O melhor: Müller – Atuando como ‘falso 9’, atacante alemão mostrou seu faro de artilheiro ao marcar três vezes na estreia. Isolou-se na artilharia da Copa do Mundo.
O pior: Pepe – Zagueiro português perdeu a cabeça quando sua seleção perdia por 2 a 0. Após dividida violenta, agrediu Thomas Müller com uma cabeçada enquanto o adversário ainda estava caído no chão. Levou o vermelho direto.
A chave do jogo: expulsão de Pepe – Se as coisas já estavam difíceis para Portugal, o cartão vermelho recebido pelo zagueiro tirou qualquer possibilidade de reação. Ainda no intervalo, o técnico Paulo Bento recompôs a defesa e recuou o time para tentar evitar uma goleada maior.
Toque dos técnicos: Joachim Low surpreendeu ao armar a Alemanha com uma linha de quatro zagueiros de ofício e Lahm deslocado para o meio-campo. O contra-ataque, puxado pelos velozes meias, mostrou-se mortal.

Para lembrar:

Gol histórico. Ao balançar as redes de pênalti aos 11 minutos do primeiro tempo, Thomas Müller anotou o tento mais rápido da Alemanha em Copas.
De gritos a vaias. Cristiano Ronaldo provocou emoções distintas na Fonte Nova. Antes da partida, foi assediado e aplaudido durante aquecimento de Portugal. No segundo tempo, já com sua seleção atrás no placar, acabou vaiado todas as vezes em que pegou na bola.
‘Bruxa’ em campo. As duas seleções ganharam preocupações para os próximos jogos. Fábio Coentrão sentiu uma lesão muscular na coxa e deixou o campo de maca. Já Hummels sofreu um corte profundo no joelho direito durante disputa de bola e também acabou substituído.
Chanceler alemã com moral. Se Dilma Rousseff foi xingada pelos torcedores brasileiros na abertura da Copa, sua colega alemã recebeu tratamento completamente diferente. Angela Merkel foi bastante aplaudida quando sua imagem apareceu no telão da Fonte Nova.

ALEMANHA 4 X 0 PORTUGAL

Alemanha: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels (Mustafi) e Howedes; Lahm, Khedira, Gotze, Özil (Schurrle) e Kroos; Müller (Podolski). Técnico: Joachim Low

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão (André Almeida); Miguel Veloso (Ricardo Costa), Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Éder). Técnico: Paulo Bento

Data: 16/06/2014 – 13h (de Brasília)
Local: Fonte Nova (Salvador)
Árbitro: Milorad Mazic (SER)
Auxiliares: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (SER)
Cartões amarelos: João Pereira (Portugal)
Cartão vermelho: Pepe (Portugal)
Gols: Müller, aos 11 e aos 45 min, e Hummels, aos 31 min do 1º tempo; Müller, aos 32 min do 2º tempo