Geral

Projeto favorece desenvolvimento da cadeia têxtil

06/05/2014
Projeto favorece desenvolvimento da cadeia têxtil

   Foto 033 Dezenove empresas alagoanas serão beneficiadas com o Projeto Moda: Desenvolvimento de Ações Criativas para o Fortalecimento da Competitividade Industrial. A iniciativa, que visa ao fortalecimento do setor no Estado, é fruto de um convênio nacional entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Nesta terça-feira (06), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no bairro do Farol, o projeto foi lançado oficialmente. No mesmo dia, os estudantes de moda e profissionais do setor iniciaram as oficinas de criação e modelagem, que estão sendo realizadas no Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, unidade do Senai localizada no Tabuleiro do Martins.
No âmbito local, a ação conta com a parceria do Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest-AL). O presidente do sindicato, Francisco Acioli, destacou a importância do projeto para fortalecer a competitividade do segmento. “A iniciativa vai nos dar suporte para desenvolver a coleção que será apresentada durante o nosso evento de moda deste ano. Além disso, vai favorecer a geração de emprego e renda em nosso Estado”, explica.
Na ocasião do lançamento do projeto, foi apresentado o Caderno de Tendências de Moda 2015, que visa a orientá-los na criação de coleções para o inverno de 2015. Os participantes também receberam o Caderno de Tecnovação, onde são apresentadas novas tecnologias, inovações em materiais, em processos produtivos e informações que podem contribuir no desenvolvimento de produtos.
Os participantes também assistiram a uma palestra da consultora Daniele Vasconcelos, do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt), unidade do Departamento Nacional do Senai que atua como principal Centro Formador de Recursos Humanos para a Cadeia Têxtil Nacional e é um dos mais destacados do mundo.
Atualmente, a Cadeia Produtiva de Têxtil e Confecções atende aproximadamente 400 empresários, de 20 municípios alagoanos. Nesta primeira fase, o Projeto Moda beneficiará os segmentos têxtil e de confecções. Em breve, trabalhará no segmento de acessórios, joias, couro e calçados.
“O projeto é bem aceito e de qualidade, o que desperta a criatividade nos empresários para desenvolver suas coleções”, afirma Ana Paula Dantas, gestora da Cadeia Produtiva de Confecções em Alagoas, pelo Sebrae.