Geral

Perícia Oficial de Alagoas investe 250 mil reais em modernização dos Institutos

07/05/2014
Perícia Oficial de Alagoas investe 250 mil reais em modernização dos Institutos

   WP_201 A Perícia Oficial recebeu na manhã de hoje, 07, novas unidades de trabalho de última geração. Os equipamentos fazem parte do processo de modernização dos Institutos de Criminalística, Identificação e Médico Legal de Alagoas
A aquisição dos 55 computadores completos, incluindo a mesma quantidade de estabilizadores foi realizada através de pregão eletrônico em uma licitação pública realizada na Secretaria de Defesa Social. E serão distribuídos de acordo com as necessidades de cada órgão que compõem a estrutura da perícia alagoana, sendo 05 para a Perícia Oficial, 15 para o Instituto de Criminalística, 15 para o Instituto Médico Legal e o restante para o Instituto de Identificação.
Segundo José Cavalcante, diretor do IC, os computadores serão utilizadas para implementar os trabalhos dos peritos e irão equipar também o novo laboratório do IC. “Setores como protocolo e das equipes plantonista receberão um reforço tecnológico com essas novas unidades de trabalho. Outros deles serão destinados ao laboratório de toxicologia que está sendo construído, e que quando estiver pronto, já estará completamente equipado”, afirmou Cavalcante.
A gestora do convênio, perita criminal Rosana Coutinho, explicou que a aquisição faz parte de um grande convênio firmado com o Governo Federal para a modernização de toda a Perícia Oficial e que novas licitações serão realizadas para investir na reestruturação tecnológica dos órgãos. A gestora ainda destacou que nesse processo licitatório especifico, houve uma grande economia para os cofres públicos.
“Tínhamos 201 mil reais para realizar essa compra, mas por meio da licitação, respeitando o termo de referência técnico, conseguimos adquirir os mesmos equipamentos por R$ 166.348,60, o que gerou uma economia de R$34.651,40. Como se trata de um convênio federal, iremos solicitar oficialmente a ampliação do objeto do convênio, para que essa sobra seja reutilizada na aquisição de novos equipamentos para dá continuidade a reestruturação da perícia alagoana”, explicou a perita.
Paralelamente a esta aquisição, a Perícia Oficial adquiriu também duas novas viaturas, avaliadas em 83 mil reais, e que são frutos do mesmo convênio. Os novos veículos foram destinados para o Instituto de Criminalística e para a Perícia Oficial.