Geral

Nova fórmula avalia melhor resistência cardíaca em mulheres

12/05/2014
Nova fórmula avalia melhor resistência cardíaca em mulheres

   fotoresistcardmulher Pesquisa apresentada nos Estados Unidos sugere novo cálculo da frequência cardíaca ideal do público feminino durante a prática de exercícios. Método considera diferenças entre homens e mulheres para tamanho do coração e calibre dos vasos sanguíneos.
Uma nova fórmula indica com mais precisão a frequência cardíaca que a mulher deve ter ao praticar exercícios, especialmente atividades aeróbias como corrida e natação. Com esse novo referencial, os treinos se tornam mais eficientes, com impacto positivo no desempenho, além da prática esportiva se tornar mais segura.
Há mais de 40 anos a mesma fórmula é usada para homens e mulheres. Nela, a idade do atleta é subtraída de 220 para indicar a frequência cardíaca máxima, ou seja, o número máximo de batimentos por minuto que a pessoa pode alcançar ao se exercitar.
Contudo, a anatomia entre homens e mulheres é diferente. “O coração do homem é maior e essa musculatura a mais confere mais força ao bombear sangue pelo corpo. Além disso, o calibre dos vasos sanguíneos em mulheres é menor, ou seja, a passagem de sangue é mais restrita”, compara o professor Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor.
Diante disso, uma nova fórmula foi apresentada, durante o American College of Cardiology, nos Estados Unidos. O cálculo é mais complexo: 67% da idade das mulheres subtraída de 200 e, para homens, 93% da idade subtraída de 216. “Essas fórmulas são mais precisas, pois consideram as diferenças fisiológicas entre homens e mulheres, evitando assim esforços excessivos do músculo cardíaco”, afirma Barros. Segundo o estudo, a frequência cardíaca adequada de uma mulher de 30 anos, que pratica esportes é de 190 batimentos.

 Estudo

Com o intuito de obter resultados precisos da frequência cardíaca ideal, por meio de exames, a American College of Cardiology analisou mais de 25 mil testes, durante 13 anos, em pacientes sem histórico de doenças cardíacas, em homens e mulheres com idades entre 40 e 89 anos.
A pesquisa mostrou que durante a atividade física os batimentos do coração masculino aumentam mais rápido do que o feminino e, também, tendem a voltar ao normal com mais agilidade após encerrar a atividade. Isso pode estar associado aos hormônios deles. Notada a diferença dos batimentos do músculo entre os genêros, os pesquisadores dedidiram criar a fómula mais precisa.

 Sport Check-up

Por fim, o fisiologista recomenda exames regulares para garantir a boa saúde de quem deseja ingressar na prática de exercícios ou já é atleta amador. “O exame ergométrico, por exemplo, submete o paciente ao esforço máximo. Assim, é possível calcular a frequência cardíaca máxima e depois estudar a ideal durante as atividades”, recomenda Barros.
No HCor, existe o serviço de Sport Check-up, que reúne os exames necessários para diferentes perfis de atletas, de amadores a profissionais. O serviço permite realizar os exames necessários em apenas uma manhã, de forma personalizada, para maior conforto do paciente. (Segs)