Geral

Nota do Enem pode ser usada para certificação de conclusão do Ensino Médio

13/05/2014
Nota do Enem pode ser usada para certificação de conclusão do Ensino Médio
Maria do Carmo Silveira, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Maria do Carmo Silveira, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

As pessoas que abandonaram os estudos e ainda não concluíram o Ensino Médio têm uma chance de obter o certificado de conclusão da modalidade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições tiveram início nesta segunda-feira, dia 12 e prosseguem até as 23h59 dia 23 de maio no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): www.inep.gov.br.
Podem se inscrever para esta opção pessoas que ainda não concluíram o Ensino Médio e que tenham, no mínimo, 18 anos completos até o dia 08 de novembro, data do primeiro dia de provas do exame. Informações acerca do conteúdo que será abordado nas avaliações podem ser encontradas no edital do Enem, também disponível no site do Inep.
A inscrição é gratuita para todos os estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e para as pessoas que se declarem membros de família de baixa renda. Quem não se encaixa nestas duas opções, deverá pagar uma taxa de R$ 35, pagamento que só pode ser efetuado em agências do Banco do Brasil.

Passo a passo – Ao se registrar no Enem, o candidato tem duas opções: ou se inscreve para futura inserção em universidade pública ou para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para esta última opção, o candidato precisa informar, no ato da inscrição, que fará o exame para certificação.
Durante a inscrição, também é necessário indicar uma instituição certificadora, a qual será responsável pela emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio. Em Alagoas, o candidato pode optar pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas ou por um dos 11 campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) como instituições certificadoras. Os campus do IFAL estão distribuídos nos municípios de Maceió, Arapiraca, Murici, Satuba, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas.
“É fundamental que, durante a inscrição, o candidato não se esqueça de indicar a opção pela modalidade certificação, pois, sem essa informação, o Inep não nos disponibilizará os dados e a nota do candidato e, consequentemente, a instituição certificadora local não terá como emitir os certificados de conclusão do Ensino Médio”, orienta Maria do Carmo Silveira, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Será considerado aprovado o candidato que alcançar a pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – e de 500 pontos na Redação.

Provas – As provas do Enem serão aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro em 1.699 cidades brasileiras, com início às 13h (de acordo com o horário de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, também segundo Brasília.
Em Alagoas, as provas serão aplicadas em 25 municípios: Maceió, Arapiraca, Água Branca, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Gira do Ponciano, Igaci, Marechal Deodoro, São José da Tapera, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos , Teotônio Vilela, Olho D´Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Benefícios – Além de ser utilizada para certificação de conclusão do Ensino Médio e para a inserção em vagas em instituições de ensino superior públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do Enem também é adotada na seleção para o Programa Universidade Para todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo para as universidades privadas.
A nota do exame ainda é requisito para receber o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar nos cursos técnicos gratuitos disponibilizados do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).