Geral

Gestores do Plano Juventude Viva participam de oficina de trabalho

08/05/2014
Gestores do Plano Juventude Viva participam de oficina de trabalho

    Técnicos da Secretaria Nacional de Juventude e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial estão ministrando em Maceió oficina de trabalho para gestores e coordenadores de programas envolvidos nas ações do Plano Juventude Viva. A capacitação, que acontece no Hotel Ouro Branco e termina nesta sexta-feira (9), visa o melhoramento da execução do Plano em Alagoas.oficina78
Na abertura dos trabalhos a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, explicou que o plano foi criado para reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situação de violência física e simbólica.  “A oficina é importante pela troca de informações sobre mobilização, organização e dos projetos. É mais uma agenda de trabalho do plano”, assinalou.
A oficina tem como objetivos promover o diálogo e a integração entre os responsáveis para o desenvolvimento do Plano nos níveis federal, estadual e municipal; subsidiar gestores para o desenvolvimento e aprimoramento do Plano nos territórios; consolidação dos diagnósticos municipais; elaboração dos Planos Municipais e Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra; capacitação sobre indicadores e sistema de monitoramento; e elaboração de estratégias para fortalecimento da participação social.
A oficina está sendo ministrada pela coordenadora da Articulação Nacional do Plano, Larissa Amorim Borges, e pelos consultores do Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD), com o acompanhamento do articulador do Plano Juventude Viva em Alagoas, Denivan Costa de Lima. O treinamento está preparando integrantes do Comitê Gestor do Plano Nacional Juventude Viva em Alagoas e gestores do plano nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Rio Largo e São Miguel dos Campos.
“É uma oficina de acompanhamento do Plano. Nós estamos oferecendo essa oficina a partir da identificação das demandas dos gestores no que concerne à construção de diagnóstico do governo do Estado e dos municípios, a elaboração do plano estadual e municipais de enfrentamento à violência contra juventude negra, os processos de monitoramento e também a participação social. Nosso objetivo é que os gestores saiam daqui mais fortalecidos com o desenvolvimento do plano dos territórios”, expôs Larissa.
A oficina conta ainda com a participação da coordenadora do Comitê Gestão do Plano Juventude Viva em Maceió, Adriana Toledo.