Geral

Encontro Nacional de Juntas Comerciais começa nesta quarta em Maceió

06/05/2014
Encontro Nacional de Juntas Comerciais começa nesta quarta em Maceió

  ENAJ2.jpg  Nesta quarta-feira (07), acontecerá a solenidade de abertura do 2º Encontro Nacional de Juntas Comerciais (ENAJ) 2014 às 15h Lagoa da Anta, localizado no bairro Cruz das Almas, em Maceió. Além da presença dos presidentes, secretários-gerais, procuradores e diretores de Tecnologia da Informação dos órgãos de registro do país, autoridades do governo municipal, estadual e federal participarão da cerimônia.
Para o evento inaugural está programada a apresentação de ferramentas para simplificação do registro empresarial em Alagoas e lançamento do novo site da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).
Promovendo a parceira com Juntas Comerciais de outras unidades federativas brasileiras, a Juceal formalizará, neste primeiro dia, convênio tecnológico com Tocantins, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Os mecanismos cedidos, como Certidão Web, Via Única e Chancela Digital, fazem parte do sistema de programação chamado Juceal Web, inteiramente desenvolvido pelo órgão alagoano.
O primeiro momento do encontro será destinado à apresentação de um caso exemplificativo de constituição empresarial realizado totalmente de forma digital pelo Portal Facilita Alagoas. A efetivação de qualquer processo empresarial sem a necessidade da presença do contribuinte na Junta Comercial é um método inovador no Brasil. A intenção do seguimento é que surjam debates quanto às melhorias para realização do processo plenamente digital.
Em seguida, acontecerá o lançamento do novo site da Juceal. Segundo o responasável pelo desenvolvimento no novo sistema, o assessor de tecnologia do órgão, Irineu Tenório, a nova formatação representa acessibilidade e maior simplificação dispostas numa ferramenta visualmente limpa.
“O site é baseado em ícones, o que facilita o entendimento do contribuinte. Quando for preciso retornar ao sistema, ele reconhecerá a opção através da figura característica. Além do mais, as opções de procura também estão mais simples e a tipografia, uniforme. O objetivo principal é deixar as opções menos confusas e mais acessíveis ao contribuinte”, esclarece.
O primeiro dia do encontro será finalizado com uma confraternização entre os gestores para debate dos seguimentos apresentados.