Geral

Técnicos discutem gestão de tecnologias em saúde

01/04/2014
Técnicos discutem gestão de tecnologias em saúde

   reuniao_do_grupo A Gerência estadual de Ciência e Tecnologia em Saúde realizou nesta segunda-feira (31) uma reunião multisetorial sobre a criação do setor de Gestão de Tecnologia em Saúde. O encontro, realizado no auditório Arthur Ramos da Secretaria de Estado de Saúde, contou com a participação de  técnicos e gestores de diversos setores ligados a avaliação tecnológica em Alagoas.
Durante a reunião, a gerente de Ciência e Tecnologia em Saúde, Fátima Lima, destacou que a estruturação do setor de gestão e avaliação de tecnologia é um passo importante para garantia da excelência da assistência de saúde em Alagoas, além de criar condições de planejamento para a implementação e descarte de instrumentos, procedimentos e medicamentos.
“A área de saúde está em constante evolução, por isso é imprescindível que o Estado possua uma equipe capaz de avaliar e planejar todas as tecnologias em uso, garantindo sua eficiência e ainda monitorar o lançamento de novos recursos e pesquisas científicas que sejam adequados para a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a gerente.
A gerente ressaltou ainda que o setor de Gestão de Tecnologias será responsável por um amplo campo de avaliações como medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e programas e protocolos assistenciais –, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população.
Ainda durante o encontro, foram definidas a implementação da Política Nacional de Gestão de Saúde, a criação do Centro de Avaliação Tecnológica do Hospital Geral do Estado (HGE), além da criação da comissão interdisciplinar de gestão de tecnologia.
O técnico do setor de Ciência e Tecnologia, Tobias Falcão, explicou que a comissão, que  reúne técnicos e gestores de diversos setores da Sesau, será capacitada para realizar a missão de gestão tecnológica em Alagoas.
“Ainda em 2014, o setor de Gestão e Tecnologia estará contribuindo ativamente para a evolução da assistência à saúde no Estado, cuidando não apenas da assistência estadual, mas também auxiliando os municípios que poderão solicitar a avaliação do setor em suas localidades”, afirmou o técnico.