Geral

Sesau promove ações de promoção da saúde no próximo domingo

01/04/2014
Sesau promove ações de promoção da saúde no próximo domingo

   sesauativid O Ministério da Saúde dedica o mês de abril à Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Por isso, neste período, ocorrem mobilizações em todo País. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove uma série de atividades. As ações serão realizadas no domingo (6), das 9h às 14h, na orla de Maceió e na Praça Centenário.
A programação contará com distribuição de material educativo sobre nutrição, atividades físicas, tabagismo, saúde bucal e alimentação saudável. Haverá ainda destruição de kits, aferição da pressão arterial e glicemia.
Segundo a diretora de Promoção da Saúde, Eliana Padilha, a mudança do perfil epidemiológico no país é uma consequência da urbanização, da mudança nos estilos de vida e da globalização. Dessa forma, percebe-se que há vários fatores de risco modificáveis como o tabagismo, alimentação inadequada, obesidade e consumo de álcool e outras drogas.  “Iremos realizar um trabalho de conscientização, orientando a população a se prevenir de doenças”, ressaltou Eliana Padilha.
Ela acrescenta que as atividades físicas e de lazer são importantes aliados na promoção à saúde.
O Dia Mundial da Saúde foi instituído no dia 7 abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de alertar à população a respeito dos principais problemas de saúde que afligem a sociedade e os principais meios de prevenção.

 Saúde na Escola

No período de 7 a 11 de abril também será realizada a Semana da Saúde na Escola. A cada ano um tema é escolhido para ser trabalhado nas escolas. O tema deste ano irá abordar “as práticas corporais, atividades físicas e de lazer numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos”.
A Semana Saúde na Escola foi instituída em 2012, com o objetivo de promover ações do Programa Saúde na Escola (PSE). De acordo com a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola, Lúcia Brito, a ação será realizada em todos os municípios que realizaram a adesão ao programa.
“As cidades receberão material de divulgação e poderão utilizar o guia de sugestões de atividades disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora, destacando, ainda, que o Governo do Estado garante o  monitoramento e o apoio à adesão dos municípios ao Programa.