Geral

Seis trabalhos de iniciação científica da rede estadual serão expostos no Encontro de Astronomia do Nordeste

26/04/2014
Seis trabalhos de iniciação científica da rede estadual serão expostos no Encontro de Astronomia do Nordeste

Alunos autores projetos do OAGLL em encontro de astronomia

Alunos autores projetos do OAGLL em encontro de astronomia

  A Secretaria Estadual da Educação e do Esporte vai levar seis trabalhos de iniciação científica de alunos da rede estadual de ensino para participar do Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE). Os trabalhos fazem parte do Programa de Iniciação Científica em Astronomia (Inicia) coordenado pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL).
Entre os projetos que vão participar do encontro esta o da estudante Roberta Dias, aluna da Escola Estadual José Correia da Silva Titara. Ela participa do Inicia desde 2010 e esse ano o projeto dela se propôs em avaliar o conhecimento dos alunos da rede pública estadual em astronomia com perguntas simples e básicas sobre o assunto. Foram avaliados 272 alunos em quinze escolas. “A satisfação de participar de um grande encontro desses é enorme e expor o meu trabalho para pessoas que entendem do assunto é muito bom”, comemora a aluna.
Os estudantes Genisson Panta e Cassiano Edrey vão apresentar o estudo que desenvolveu no Inicia em 2013. Os jovens, que concluíram o ensino médio este ano na Escola Estadual Afrânio Lages, vão apresentar sua pesquisa sobre a estrela Vy Carinae durante o EANE. O projeto estudou os parâmetros físicos das estrelas, distância, luminosidade, massa, raio médio e suas características.
“Durante as pesquisas, fiquei bastante surpreso com o diâmetro da estrela VY Carinae, que em comparação ao sol ou a lua, o seu tamanho é bem superior”, comentou Genisson. “Nossa intenção é também deixar um estudo para posterioridade, pois todos os estudos são armazenados em um banco de dados (AAVSO) que disponibiliza todas as pesquisas para pesquisadores e interessados”, explicou o autor do projeto.

    Estrutura –

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima – OAGLL é um projeto da Secretaria Estadual da Educação e do Esporte para o ensino e a difusão da Astronomia em Alagoas. O observatório que é localizado dentro do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) é o único na região norte, nordeste e centro oeste para educação básica e pública. Em atividade desde o início de 2009 o OAGLL desenvolve ações para a difusão científica e para o ensino de Astronomia.
São ofertados pelo Observatório cursos, oficinas e o Programa de Iniciação Científica em Astronomia (Inicia). Os cursos tem a carga horária de 10 horas e são abertos a todos que desejam conhecer um pouco mais sobre a Astronomia, e são realizados a cada semestre. As oficinas são destinadas aos professores do ensino fundamental e médio, onde são desenvolvidas várias atividades práticas que ajudam o professor a ensinar conteúdos de Astronomia, e o Programa de Iniciação Científica em Astronomia (Inicia) que é um conjunto de atividades que tem como objetivo iniciar alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma pesquisa científica em Astronomia.
Todas as terças, quintas e sábados das 19 às 22 horas o observatório permanece aberto para que visitantes possam aproveitar e observar o universo através do telescópio. Durante a semana do quarto crescente o OAGLL leva o telescópio no final de tarde a uma escola para a observação da lua. Também são levadas as escolas exposições de painéis com imagens feitas por telescópios, além do planetário digital onde é permitido que o visitante fizesse uma viagem pelo universo. Participaram das ações do Observatório no ano de 2013 cerca de 35 mil pessoas.
“O observatório é um espaço onde se pode proporcionar lazer cultural e aprendizado complementar para os alunos aprimorarem o que aprendem em sala de aula”, explica o Professor Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima.