Geral

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico oferece oportunidade de estágio para alunos da Rede Estadual

26/04/2014
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico oferece oportunidade de estágio para alunos da Rede Estadual

   Mariana Stefane Aluna do Pronatec A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) está proporcionando a entrada de alunos no mercado de trabalho com a oferta de estágio.
É o caso da aluna Mariana Stefane do curso de Técnico Administrativo ofertado na Escola Estadual Benedita de Castro, que faz estágio há duas semanas em uma empresa de fabricação de turbina. A estudante do ensino médio conseguiu ingressar no mercado de trabalho cursando o primeiro período do curso de Técnico Administrativo que tem duração de um ano e seis meses. “Eu já estava querendo uma oportunidade, quando os cursos do Pronatec foram pra minha escola, não pensei duas vezes”, comentou a estudante que já conta com a possibilidade de uma futura contratação.
Segundo o diretor-chefe da empresa, Joaquim Soares, a maioria dos funcionários passou por estágios. “O Pronatec é uma ótima ferramenta também para as empresas; os alunos chegam preparados. O estágio forma os profissionais do futuro; até o nosso chefe da engenharia é um ex-estagiário”, observou Joaquim.
A estudante disse que pretende ingressar no ensino superior e melhorar cada vez mais sua formação. Ela reconhece a importância dos cursos técnicos ofertados pelo Programa e considera ser uma preparação para o mercado de trabalho. “Gosto muito do curso; é uma oportunidade para eu me profissionalizar em um tempo mais curto e me capacitar melhor para o mercado de trabalho”, afirmou Mariana.
Durante o estágio, a Mariana coloca em prática o que aprende em sala de aula. A professora Ângela Farias, supervisora da aluna na empresa, elogia a iniciativa que viabiliza a oferta de diversos cursos por meio do Pronatec. “O curso é uma excelente oportunidade para os alunos que ocupam seu tempo no outro horário, além de prepará-los para o mercado de trabalho e para o primeiro emprego”, ressaltou a professora.

    Inscrições abertas – Até o próximo dia 30, estudantes da rede estadual, regularmente matriculados no Ensino Médio, poderão fazer sua matrícula nas escolas e centros profissionalizantes que receberão os cursos do programa. Desde que o Estado aderiu ao Pronatec, em 2011, Alagoas formou 30 mil alunos.
Das 7.110 vagas ofertadas somente pela SEE, restam ainda quase 2 mil vagas. Na capital, é possível encontrar vagas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Aurélio Buarque de Holanda; no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa), as quais estão distribuídas nas escolas estaduais Afrânio Lages, Moreira e Silva e Correia Titara e nas escolas estaduais Maria das Graças de Sá Teixeira (no bairro do Feitosa) e Miram Marroquim (no Jacintinho).
Já para os estudantes da região norte há vagas nas escolas Julieta Ramos Pereira (Paripueira) Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo), Sebastião Felisberto (Barra de Santo Antônio), Ambrósio Lira (Passo de Camaragibe) e Batista Acioly (Maragogi).
Também há vagas nas escolas estaduais Pedro França Reis (Arapiraca), Dom Constantino Luers (Campo Alegre) e Mileno Ferreira (Santana do Ipanema) e no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Maria Alice Beltrão, em Coruripe.