Geral

Novos monitores dos telecentros recebem treinamento na Secti

01/04/2014
Novos monitores dos telecentros recebem treinamento na Secti

   monitores56 Os monitores selecionados através do edital publicado no Diário Oficial do Estado, em 13 de fevereiro deste ano, foram recebidos na tarde desta segunda-feira (31), na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) pela equipe de Inclusão Digital. O encontro teve como objetivo orientá-los quanto ao trabalho que vão executar daqui pra frente nos telecentros implantados no Estado.
Foram escolhidos 17 monitores para atuar, já a partir desta terça-feira (1), nos telecentros localizados na região onde residem, pois essa era uma das exigências do edital. Eles vão trabalhar em diversas localidades de Maceió e no interior do Estado, a exemplo de Viçosa, Penedo e na região rural de Batalha, no povoado de Cajado dos Negros, além de outros telecentros como os da Cidade Universitária, Santos Dumont, Serraria, e Tabuleiro do Martins.
Os monitores são bolsistas do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do CNPQ. A bolsa tem duração de 12 meses e está vinculada à participação nas atividades de Curso de Formação, que inicia nesta terça.
Segundo o coordenador de Inclusão Digital da Secti, Felipe Athayde, os aprovados no processo de seleção já têm atividades a serem desenvolvidas, tais como mapear às necessidades dos moradores da região sobre às demandas que podem ser oferecidas nos telecentros; cadastrar os interessados em participar dos cursos de informática básica para formar novas turmas; além de do treinamento que farão para capacitação online junto ao Governo Federal. O trabalho de monitor tem dedicação de seis horas diárias, ou 30 horas semanais, incluindo duas horas diárias para capacitação de curso à distância.
Para Thiago Emanuel Silva de Almeida, 26 anos, selecionado para trabalhar no telecentro na Ponta da Terra, a experiência que tem em projetos na área de licenciatura em tecnologia da informação, bem como a formação acadêmica em ciências biológicas dão uma bagagem de conhecimento que ele espera passar para os alunos do telecentro. “Também sei que vou aprender muito no contato do dia-a-dia com eles”, ressalta. Segundo Thiago, o desafio é incluir a tecnologia da informação no cotidiano das pessoas.
Os telecentros.br fazem parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital, do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal.  Em Maceió são 20 unidades com computadores conectados à Internet em banda larga, e objetiva promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas. Já a estudante de Administração de Empresas da UFAL, Laila Gabriele Cavalari, 18 anos, que conquistou o lugar de monitora no telecentro da Serraria, essa primeira experiência profissional lhe dará muito aprendizado e novas oportunidades, principalmente porque Laila descobriu uma infinidade de ações que podem criar dentro dos telecentros, além dos cursos de informática básica.
“Aprendi hoje que posso verificar a necessidade dos moradores sobre vários serviços de utilidade pública, até cursos de orientação e prevenção às DSTS e Aids é possível a gente implantar, aproveitando a tecnologia que temos nos cursos  e plataformas online”, disse.
As entidades beneficiadas com os telecentros são organizações não-governamentais (ong’s), pontos de cultura e associações comunitárias, que, em contrapartida, disponibilizam espaço adequado para seu funcionamento. Todos os telecentros são equipados com 11 computadores, uma impressora, uma câmera de segurança, kit mobiliário (mesas, cadeiras e armário), um datashow. Eles oferecem hoje curso de informática básica, acesso à internet e possibilidade de emissão da guia do IPTU, tudo de graça.
Os monitores são responsáveis pelo atendimento ao público nos telecentros, e trabalham como facilitadores nos cursos de informática básica, oferecidos gratuitamente à população, permitindo aos frequentadores do local o uso das tecnologias da informação e comunicação disponíveis, de forma articulada ao desenvolvimento da comunidade.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, informou que o resultado dessa seleção pode ser acessado pelo site www.secti.al.gov.br.