Cidades

Mais de mil pessoas prestigiam lançamento do Programa Água para Todos em Limoeiro de Anadia

09/04/2014
Mais de mil pessoas prestigiam lançamento do Programa Água para Todos em Limoeiro de Anadia

 Programa agua Para Todos em Limoeiro   “Este programa social irá representar um divisor de águas na história de Limoeiro de Anadia”, assim afirmou o prefeito Marlan Ferreira (PP) diante das mais de mil pessoas que prestigiaram o lançamento do Programa Água para Todos na manhã da última segunda-feira (7), no Ginásio Municipal. O programa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), irá instalar mais de 2.400 cisternas em todo o município.
A escassez de chuvas, que antes afetava apenas a população sertaneja, agora já é uma triste realidade que também preocupa os limoeirenses. Apesar dos esforços da atual administração, que já colocou água encanada em 11 povoados, através do bombeamento de poços artesianos, o município de Limoeiro de Anadia amarga os baixos níveis do lençol freático, o que tem castigado milhares de famílias que residem na zona rural.
Cada cisterna possui capacidade para armazenar 16 mil litros. O sistema capta água das chuvas que escorrem dos telhados e conduzem até o reservatório. Uma família de cinco pessoas, por exemplo, terá autonomia de água por até 6 meses. O material da cisterna é o polietileno e tem vida útil mínima de 30 anos. A peça é monolítica, ou seja, sem emendas, e a tampa possui fechamento com travas, diminuindo a possibilidade de contaminação da água. A instalação do sistema é rápida, durando pouco mais de 3 horas, tempo bem inferior ao das antigas cisternas construídas em alvenaria.
Poderão ter acesso às cisternas as famílias que se enquadram no seguinte perfil: estar inscritas no CadÚnico; ter renda per capta de até R$ 140; não ser atendido por outro programa da mesma finalidade; residir na zona rural; ter residência coberta com telhado de barro; e, no caso de aposentados, é necessário sobreviver exclusivamente da renda previdenciária, mesmo que a renda per capta ultrapasse o valor de R$ 140.
“Fiquei muito feliz ao receber esta notícia, pois a situação onde moro está difícil, pois tenho que armazenar água em baldes e outros reservatórios de plástico”, afirmou Dona Sebastiana Silva, moradora do povoado Miracema.
O deputado federal Artur Lira, por sua vez, parabenizou a todos os limoeirenses pela nova conquista e voltou a citar o empenho do prefeito Marlan Ferreira. “Nada disso seria possível se vocês não tivessem um prefeito que vive diuturnamente preocupado com os problemas do município. Não é a toa que ele é um dos gestores mais bem avaliados do Estado de Alagoas”, disse o deputado.
Desde o ano de 2009, o prefeito Marlan Ferreira tem viajado com frequência à capital federal em busca de recursos e parcerias para beneficiar a população limoeirense. Segundo ele, 70% das obras realizadas nos últimos cinco anos são fruto de parcerias com o governo federal, que ainda contam com o empenho do senador Benedito de Lira (PP) e o deputado federal Artur Lira (PP), que não têm medido esforços para direcionarem emendas para Limoeiro de Anadia.
Quem também esteve presente foi o deputado Givaldo Carimbão, que garantiu a instalação de todas as cisternas num prazo de até quatro meses. “Iremos iniciar o cadastramento das famílias a partir da próxima semana”, afirmou. Já o superintendente da Codevasf 5ª SR, Ivan Craveiro, afirmou que as cisternas trarão mais dignidade e que até o final de 2014 serão 20 mil cisternas instaladas em todo o Estado.
Na oportunidade também foi escolhido o Comitê Gestor Municipal, formado por titulares e suplentes, que representam as Igreja Católica e Evangélica, Prefeitura, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores, Associação dos Produtores Rurais, Agentes de Saúde, entre outros. O grupo terá o papel de multiplicar informações sobre a instalação e funcionamento das cisternas, assim como sua manutenção.
No evento ainda estiveram presentes: o secretário municipal de Agricultura, Marcelo Rodrigues; o diretor do programa Água para Todos em Alagoas, Eduardo Mota; o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT), Thiago Cedrez; o engenheiro Luciano Chagas; a secretária municipal de Governo, Eloísa Ferreira; além de vereadores, demais secretários e a população em geral.