Geral

Governador e ministros entregam sistema de dessalinização em AL

11/04/2014
Governador e ministros entregam sistema de dessalinização em AL

  cacimbinhas  Alagoas ganhará, oficialmente, na próxima terça-feira (15), mais uma Unidade Demonstrativa e Sistema de Dessalinização de Água no Semiárido, dentro do Programa Água Doce, desta vez na cidade de Cacimbinhas. A entrega contará com a presença das ministras do Meio Ambiente, Izabelle Teixeira, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, além do governador Teotonio Vilela.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, também irá acompanhar as ministras e o governador.
Funcionando desde 2012, a unidade de Cacimbinhas foi implantada graças ao convênio assinado entre os ministérios do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, e a Semarh, no valor de aproximadamente R$ 2 milhões.
Estes recursos também foram aplicados na recuperação da metodologia do Água Doce em 24 sistemas de dessanilização do Estado, que garantem água de qualidade a cerca de 8 mil pessoas do Semiárido alagoano.
Dentre as ações realizadas graças às Unidades Demonstrativas, estão a produção de água potável via dessanilização, tilápia, produção de forragem irrigada e a engorda de caprinos e ovinos pelo feno produzido originário da Atriplex, planta que é alimentada com água salobra retidas em tanques separados, durante o tratamento na estação.
“Todos os trabalhos realizados nas Estações Demonstrativas atendem a milhares de pessoas em diversas comunidades. A de Cacimbinhas produz 5 mil litros de água por dia. Já foram feitas lá quatro despescas nos tanques, com produção média de 500kg, gerando um grande fundo de reserva para a comunidade beneficiada”, explica a superintendente de Planejamento e Programas da Semarh, Daniela Nobre.

 Programa Água Doce

O Programa Água Doce é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que tem o objetivo de estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. Busca atender, prioritariamente, a populações de baixa renda residentes em localidades rurais difusas do Semiárido brasileiro.
Em 2011, foi firmado um novo convênio para Alagoas, no valor de aproximadamente R$ 16 milhões, para a implantação e recuperação de mais 101 sistemas de dessalinização. O convênio foi estruturado em três etapas, que vão desde o diagnóstico socioambiental e a manutenção dos equipamentos que serão implantados.