Geral

Exposição Alagoas de Tradições e Ritmos ganha versão online

07/04/2014
Exposição Alagoas de Tradições e Ritmos ganha versão online

  fotografiasexposicao  Depois de aberta ao público, simultaneamente, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas e no Maceió Shopping, no período carnavalesco, a exposição Alagoas de Tradições e Ritmos agora pode ser conferida também pela internet. A versão virtual conta com catálogos do material exposto, vídeo e fotos que podem ser apreciados por meio do blog www.izpnafolia.com.br.
A exposição virtual traz imagens de belas máscaras e suntuosas fantasias carnavalescas cedidas pelos foliões Gil Lopes, Eraldo Ferraz, Carmen Lúcia Dantas, David Hernandes, Denis Matos, Ronaldo Araújo, além de peças do acervo do Museu Théo Brandão. Fotografias lembram os tempos áureos dos antigos e tradicionais carnavais da capital e interior.
A iniciativa também destaca a história de 14 ícones do carnaval alagoano, dentre eles os foliões Moleque Namorador, Rás Gonguila, Pedro Tarzan, Miss Paripueira e Setton Neto; os compositores Jararaca, Jucá Santos, Edécio Lopes e o maestro Manezinho; os incentivadores culturais Marcial Lima e Major Bonifácio; o artista plástico Achiles Escobar; e as figuras míticas e emblemáticas Mamãe, dos Filhinhos da Mamãe, e Mulher da Capa Preta.
A mostra reúne telas de 20 artistas plásticos alagoanos, que ficaram expostas no Linda Mascarenhas no período de 12 de fevereiro a 14 de Março; e no Maceió Shopping, no período de 11 de fevereiro a 6 de março.
A exposição teve curadoria de Persivaldo Figueirôa. A coletiva contou também com trabalhos de Acioli, Achiles Escobar, Adriana Jardim, Beta Bastos, Chico Simas, Denis Matos, Diniz, Edmilson Salles, Fátima Leão, Gil Lopes, Goretti Brandão, Gustavo Lima, Graça Dias, Lula Nogueira, Maria Lúcia, Rodrigo Câmara e Tânia Pedrosa. E, ainda, com obras dos artistas falecidos Rosival Lemos e Edgar Bastos.
A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares, por meio do projeto IZP na Folia, contando com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A identidade visual é de Bruno Menezes, a produção executiva e concepção de Iranei Barreto e os trabalhos técnicos de Edson Silva.