Geral

Estados do NE se reúnem para discutir políticas de convivência com a seca

07/04/2014
Estados do NE se reúnem para discutir políticas de convivência com a seca

   convivenciacomaseca Representantes dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas estarão reunidos, na próxima quinta-feira (10), no Seminário Sub-Regional sobre Seca no Semiárido, que será realizado no auditório do Sebrae em Maceió, das 8h às 18h.
O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Ministério da Integração Nacional, tem como objetivo discutir políticas de convivência com a seca e traçar diretrizes que devem ser apresentadas num evento nacional.
Este seminário também estará ocorrendo em outras regiões do País. A ideia é que cada grupo sub-regional construa as suas propostas, de acordo com suas realidades, e assim, no evento nacional, possa ser traçado um plano de ação condizente com a realidade do semiárido brasileiro.
“O Ministério da Integração quer realizar um grande evento para que possamos definir políticas permanentes e sustentáveis de enfrentamento da seca. Queremos que estes grupos discutam para que possamos fazer uma ação integrada e que não sejam apenas emergenciais”, destacou Cleber Filho, assessor técnico do Ministério da Integração Nacional.
Entre os temas abordados estão impactos da estiagem no setor energético, metereologia, histórico das secas no semiárido do Nordeste, além da apresentação de um estudo sobre a seca em Alagoas e do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.
“Atualmente as ações desenvolvidas no âmbito da seca são reativas e, de fato, insuficientes. É preciso esta integração entre as instituições estaduais e federais para vencermos este desafio que há anos causa transtornos para milhares de brasileiros que vivem, principalmente, no semiárido”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
O Seminário Sub-Regional sobre Seca no Semiárido conta, ainda, com o apoio do Sebrae Alagoas.