Geral

Entrega de sementes renova esperança de agricultores alagoanos na produção

26/04/2014
Entrega de sementes renova esperança de agricultores alagoanos na produção

semente    A entrega de sementes renova a esperança daqueles que trabalham há décadas no campo e as novas gerações de produtores alagoanos. O jovem Tiago Costa, de 15 anos, já foi campeão mirim na festa do leite de Capelinha, em 2013, sendo reconhecido por sua pequena produção de bezerras. Tiago esteve nesta sexta-feira (25), na entrega de sementes, em Batalha, que beneficiou cerca de 700 agricultores da região, e contou que cresce acreditando no Governo porque acompanha os benefícios que o pai recebe pelos programas desenvolvidos, principalmente, pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
“Cresço vendo as sementes que meu pai recebe, a assistência técnica que tem, o leite do Programa do Leite e sei que sem tudo isso não poderíamos viver bem. Por isso, penso em ter minha profissão, mas não deixar para trás a minha história com a agricultura familiar, que já venho ajudando meu pai e começando a minha própria produção”, disse o pequeno produtor. Em Batalha, foram entregues 50 mil quilos de farelo e cerca de 7 mil quilos de sementes.
Para Aldemar Monteiro, presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), a cooperativa é um ambiente de negócios dos pequenos produtores e graças à parceria com o Governo e outras instituições é que tem conseguido cumprir o seu papel transformador.
“Queremos juntos mudar a realidade do produtor e fortalecer a atividade para driblarmos as dificuldades referentes à competitividade e a outros desafios de mercado. O Programa de Sementes e o Programa do Leite são ferramentas para que possamos alcançar melhores resultados”, destacou Aldemar.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho, o entusiasmo do governador Teotonio Vilela e do vice Thomaz Nonô em trabalhar com o homem do campo é grande e isso faz a diferença.
“O Programa de Sementes recebe recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), prova de que o governador Teotonio Vilela e o vice Thomaz Nonô, estão empenhados na transformação da agricultura familiar do Estado. O empenho destes gestores e a parceria com outras instituições estaduais e federais fazem a diferença. A Codevasf, por exemplo, tem sido grande parceira na criação de um ambiente com mais dignidade para o produtor, seja na entrega de cisternas ou outras. Juntos poderemos mudar para melhor a vida de milhares de pessoas”, reforçou Marinho.
Este ano, por meio do Programa de Sementes serão entregues mais de um milhão de quilos de sementes de milho, sorgo, mamona, arroz, feijão e algodão. O Programa de Sementes faz parte do Alagoas Tem Pressa e é desenvolvido pela Seagri.
Marcelo Albuquerque, foi um dos vencedores do prêmio Nacional MPE Brasil, em 2012 e destaca que sem o apoio do governo não teria alcançado tal conquista. “A ajuda do Governo, sem dúvida, é muito importante para nós. É uma ajuda que vai desde a entrega de sementes à assistência técnica. Sem isso, não conseguiria ganhar um prêmio que reconhece a qualidade e a competitividade”, finalizou Marcelo.